Vargem Alta

Diário Oficial será distribuído por WhatsApp - Na palma da mão

Na palma da mão Diário Oficial será distribuído por WhatsApp

Mais facilidade e rapidez para acessar o Diário Oficial do Espírito Santo. O informativo oficial do Governo do Estado está a um clique de distância e já pode ser acessado via WhatsApp a partir desta quinta-feira (08). Para desfrutar dessa facilidade, basta preencher um cadastro no site www.dio.es.gov.br. Os interessados só precisam informar nome, número de telefone e e-mail. As edições serão enviadas por meio do aplicativo sempre no início da manhã.

A novidade faz parte do projeto Diário 100% Digital, que começou a ser desenvolvido em 2017, com o fim das edições impressas, e será consolidado este ano com novas seções no site e a revisão visual da parte de notícias do Governo. "Estamos revendo vários processos e buscando o que há de melhor no país", declara do diretor-presidente do DIO-ES, Eduardo Caliman.

Caliman afirma que a migração do Diário para o ambiente digital será uma mudança contínua, buscando sempre melhorar e facilitar o acesso das pessoas às informações oficiais, ampliando a transparência. Ele também destaca a relevância das publicações. "O DIO tem muita informação em primeira mão e, por isso, seu conteúdo sempre foi uma grande fonte para os jornalistas. Nele, estão todos os atos do Executivo Estadual, do Ministério Público, medidas tomadas por prefeituras e outros órgãos", lembra.

A identidade visual também ganha nova roupagem. A parte de notícias estaduais passa a ter novas peças editoriais, como destaque para frases, números e serviços. "São elementos amplamente usados na maioria dos jornais do país, que deixam a leitura mais interessante e ágil. Nas nossas matérias há muitas informações úteis para a população, como o lançamento de grandes projetos do Governo, obras, serviços e concursos públicos", ressalta Caliman.

O usuário também vai ter acesso a uma seção com fatos da memória capixaba, registrados pelo jornal ao longo dos anos. "O Diário é o jornal mais antigo do Estado, e suas páginas registram a história do Espírito Santo. Ao longo dos anos houve grandes transformações. Vamos mergulhar nas páginas do nosso passado e buscar fatos importantes e interessantes", explica.

Técnicos do DIO e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) avaliam alternativas de modernização do sistema de publicação. Uma delas é a usada pelo Diário Oficial da União. "Dispomos hoje de um sistema de ponta, melhor até que o de Estados vizinhos. Mas podemos avançar na interface com nossos leitores, aperfeiçoando o acesso via telefone celular e facilitando ainda mais as pesquisas. Já tivemos reuniões com técnicos da União para estudar um termo de cooperação, e isso continua em andamento. Se for possível e viável, em breve poderemos assinar uma parceria que resultará em novas funcionalidades para os usuários", finaliza Caliman.


Tags:



Publicidade