Cariacica

Fuyang e Cariacica estreitam relações - Investimentos

Investimentos Fuyang e Cariacica estreitam relações

Nos últimos dois anos Cariacica vem se tornando uma cidade que provoca o interesse chinês para investimentos no Brasil. Ao todo foram quatro encontros, sendo o mais recente a visita d do empresário Ying Dadong, presidente da empresa Shenzen Car Owners Media Network Tecnology Co. LTD, nesta quarta-feira (7). Durante a parte da manhã a comitiva visitou o espaço logístico do Grupo Terca, onde funcionará o Centro de Distribuição da Zona Franca. Logo após o destino foi o gabinete do prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho.

Neste encontro o prefeito assinou e protocolou junto à Assembleia Legislativa documento para a criação de uma frente parlamentar para cuidar das relações com a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China – CCDIBC, mediadora da reunião. Para a assinatura estavam presentes a comitiva da CCDIBC além dos deputados estaduais Janete de Sá e Sandro Locutor, que assumiram compromisso de dar andamento ao documento na casa de leis.

O empresário chinês Ying Dadong, que veio ao Brasil representando o governo da cidade de Fuyang, se mostrou satisfeito com a recepção encontrada na cidade. Por meio de um intérprete disse que levará todas as informações colhidas durante a viagem para as autoridades locais com intuito de avançar numa parceria que una Cariacica e Fuyang como cidades irmãs. Com 8 milhões de habitantes, segundo Dadong Fuyang é forte na produção de carvão, têxtil, metalúrgica, eletricidade e de produtos agrícolas. Além disso há também um setor bem estabelecido de desenvolvimento tecnológico.

O prefeito Juninho apresentou ao empresário as potencialidades que colocam Cariacica como uma cidade importante para os investimentos chineses no Brasil. As características como logística, posicionamento geográfico privilegiado, espaço territorial para crescimento e boa vontade política são vistos como essenciais para a parceria avançar.


Relação Cariacica – China


Esta é a quarta missão que aproxima Cariacica e China nos últimos anos. Em 2016 o vice-prefeito de Zhuhai inspecionou pessoalmente a retroárea da Rodovia do Contorno (BR-101 – local de armazenagem homologado do Porto de Vitória) durante a missão que criou a linha naval China – Porto de Vitória. Nesta oportunidade foi assinado um termo de cooperação esportiva entre as cidades.

Já em 2017 o prefeito participou de um encontro com autoridades e investidores chineses, trazidos pelo Governo do Estado, no Hotel Senac. Ainda em 2017 o prefeito Juninho recepcionou o presidente da Câmara de Comércio Brasil – China (CCBIBC), Fábio Hu, que estuda possibilidades para investimento do fundo de R$ 3 bilhões disponibilizados pelo Governo Central da China.

"Vemos como uma oportunidade, mas sabemos que nossa cidade se preparou nos últimos anos para absorver a capacidade e interesse de investimento dos chineses. Eles buscam competitividade e transparência nas relações comerciais e nossa cidade oferece isso aliado a fatores como posicionamento estratégico, capacidade de operação logística, empresas e mão-de-obra qualificadas e espaço geográfico para crescimento, enquanto Cariacica seria beneficiada com investimentos que gerariam empregos e desenvolvimento econômico e social para a população", avaliou o prefeito Juninho.


Tags:



Publicidade