Serra

Horta Orgânica - Faça a sua em casa

Faça a sua em casa Horta Orgânica

Não importa se você mora em casa ou apartamento. Qualquer cantinho que pegue sol diariamente pode se transformar em uma hortinha orgânica. Pode ser no jardim, no peitoril da janela, pendurado na parede da varanda, em um vaso, no chão. Basta ter criatividade e vontade de botar a mão na massa, ou melhor, na terra.

De acordo com o professor e biólogo Nagibi Neto, da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), é possível usar vasos, latas, garrafas pet ou jardineiras. "Também há a possibilidade de fazer uma horta vertical utilizando paletes e treliça de bambu", ensina.

O primeiro passo para a horta é preparar corretamente a terra. O técnico agrícola da Semma Evaldo Borges afirma que é possível encontrar terra pronta para plantio em lojas especializadas. "O importante é escolher um local que tenha luz e molhar regularmente. Dependendo da umidade tem que molhar duas vezes por dia, ou uma vez ou em dias intercalados", conta.

Segundo Nagibi também é indicado misturar a terra com húmus de minhoca, que é um tipo de adubo produzido por minhocas a partir de restos de matéria orgânica.

"Forre o fundo do vaso com a manta de bidim, que é uma manta de drenagem. Coloque um caco de telha no fundo e em seguida coloque húmus de minhoca misturado à terra. A dica antes de plantar no vaso ou em qualquer outro recipiente é fazer um furo no fundo, para drenar a água e não encharcar demais a planta", ensina Nagibi.

Para locais pequenos, é interessante utilizar jardineira e plantar várias mudas diferentes. Mas tenha cuidado ao escolher as mudas que vão dividir o mesmo espaço. "A hortelã, por exemplo, tem que ser plantada sozinha, já que suas raízes são invasoras e destroem as de outras espécies", avisa Evaldo.

"Podem dividir o mesmo espaço o alecrim, tomilho e sálvia; o manjericão, a carqueja e a sálvia; e o manjericão, a manjerona e a cebolinha. Em uma jardineira de 10 centímetros de profundidade e 30 cm de largura também é possível plantar dois pés de couve", explica Nagibi.

E muita atenção aos cuidados com o sol. O ideal é deixar as mudas expostas ao sol da manhã. O sol de 10h às 14h queimam as folhas e deve ser evitado.

Para Nagibi o trabalho recompensa, afinal não tem preço poder colher seus alimentos da própria horta. "É uma terapia", afirma.


Tags:



Guia Capixabão


Imagine divulgar seu negócio para 45 mil pessoas todos os meses, ser encontrado pelos seus clientes e aumentar suas vendas, mesmo que você não entenda nada sobre sites?