Vitória

Jucutuquara briga pelo oitavo título - Rei Ambrósio

Rei Ambrósio Jucutuquara briga pelo oitavo título

Sétima escola a desfilar, a Unidos de Jucutuquara mostrou no sambódromo o desejo que a coruja tem de ir muito mais longe. A heptacampeã do carnaval de Vitória trouxe um enredo Afro. A escola contou a história do Rei Ambrósio e seu quilombo, o mais duradouro de Minas Gerais, e celebra os 130 anos da libertação dos escravos no Brasil. Debaixo de chuva, a escola fez um belo desfile a trouxe pra avenida 1.700 componentes, 17 alas e quatro carros alegóricos. O carnavalesco Petterson Alves surpreendeu a todos com fantasias luxuosas, mas com utilização de materiais simples e de muita criatividade.

"É para retratar mesmo os efeitos das matas, onde os negros se refugiavam para lutar e proteger o quilombo do Ambrósio, que é o nosso grande homenageado. Os negros fujões, os brancos que não podiam pagar pelos seus impostos. O Ambrósio era como um coração de mãe, agregava a todos", explicou.



Destaques

Um dos destaques do desfile foi à apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira Thais Oliveira e Max Dutra. Com uma perceptível sintonia, o casal, dançou repletos de garra e energia e bailaram ao longo de todo o ensaio.

Com aproximadamente 150 ritmistas o coração da escola de samba, a afinada Bateria da Nação embalou o desfile da agremiação e contagiou o público presente.

Lucas Ribeiro, diretor de bateria, diz que a expectativa é de se fazer um grande trabalho "Todo ano ficamos ansiosos pra fazer uma bela apresentação, já esta na hora de quebrar o jejum. Após dez anos como ritmistas este é meu primeiro ano como mestre de bateria, espero trazer sorte", disse.



Sobre a escola

O Bloco Unidos de Jucutuquara foi fundado em 29 de janeiro de 1972. No começo os integrantes (só homens) saíram todos de tamanco, depois a fantasia oficial passou a ser de pescador e com o passar do tempo foram surgindo outras fantasias e as mulheres começaram a participar do bloco.

A partir de 1980 o bloco começou a participar dos Concursos promovidos pela Prefeitura de Vitória, sendo campeão por 5 anos consecutivos.

Em 1986, o Bloco virou a Escola de Samba Unidos de Jucutuquara. Foi campeã do carnaval capixaba nos anos de 1990, 2002, 2004, 2006, 2007, 2008 e o último título conquistado no ano de 2009.


Apuração

Segundo o regulamento da Liesge para este ano, a apuração ocorrerá em local público a ser definido e divulgado pela instituição, no dia 07 de fevereiro de 2018 (quarta-feira), às 15h.

Foto principal: Toninho Ribeiro.


Tags:



Publicidade