Domingos Martins

Um pedacinho das montanhas em Cariacica - Pau Amarelo

Pau Amarelo Um pedacinho das montanhas em Cariacica

Com clima típico das montanhas capixabas, Pau Amarelo ainda é uma região pouco conhecida no município. Os atrativos começam pela paisagem natural: com lagoas, montanhas e muito verde, opção para quem aprecia o turismo de aventura, como os ciclistas. Outra vantagem é a produção agrícola familiar diversificada, que vai do palmito pupunha, até as hortaliças em geral.

Agricultora e moradora de Pau Amarelo, Lucinéia Volkers Valker, produz laranjas, bananas, palmito pupunha, acerola, café e uma grande diversidade de plantas. Lucinéia conta com a ajuda da filha, Ludimila Valker Volkers, 16, que acompanha a mãe no trabalho desde muito pequena. "Quando era criança e não tinha com quem ficar, ia com a minha mãe para a feira livre, em Campo Grande. Hoje, eu vou para ajudá-la", conta.

Estudante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Cariacica, Ludimila fala com orgulho do lugar que nasceu e foi criada. "No período de aulas, fico na cidade durante a semana porque fica mais próximo do Ifes. Aí nos fins de semana venho para Pau Amarelo. Sinto falta quando estou lá porque amo viver aqui. Em Pau Amarelo, temos o clima fresco das montanhas, as paisagens e tranquilidade", destaca.

Lucinéia participa da feira livre em Campo Grande há mais de 15 anos. "Além das frutas e verduras que comercializamos lá, ainda tem as plantas. Temos cactos, suculentas, samambaias, columéias, orquídeas, e muito mais. Meu objetivo é ampliar ainda mais nossa estufa e aumentar o cultivo de plantas e flores", comenta.

Próximo da propriedade de Lucinéia, fica localizada a plantação de hortaliças da Silvana Aparecida Endringer Walcher. Junto com o esposo, Silvana produz couve, taioba, alface, agrião, temperos verdes e outros. "Além de gostar de morar aqui em Pau Amarelo, o clima ainda ajuda no cultivo das hortaliças, porque é bom e fresco", conta.

A região ainda conta com muitas lagoas para criação de tilápias, como na Fazenda Terra Santa. Assim como a Lucinéia, a proprietária Lindanora Rocha, também contribui para o abastecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Cariacica. Na Fazenda, além da lagoa de tilápias, há um espaço reservado para retiros de jovens, com piscina e alojamento. "Estamos ampliando o alojamento para receber mais pessoas e fazendo manutenção na tirolesa. Quem não conhece e vem pela primeira vez em Pau Amarelo, gosta muito. É lindo e tranquilo, um cantinho especial em Cariacica", finaliza




Onde fica?


Tendo como ponto de partida a Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), localizada na BR 262, a distância até Pau Amarelo é de 30 quilômetros. O acesso é por meio da estrada de Roda D’água. Ao longo do trajeto, há placas indicando o sentido até a região, que fica próximo a Biriricas, em Domingos Martins.




Tags:



Publicidade