Iconha

Iconha e Rio Novo do Sul em busca de melhoria do aprendizado - Paes

Paes Iconha e Rio Novo do Sul em busca de melhoria do aprendizado

Mais dois importantes municípios vão somar esforços pela melhoria da qualidade da educação básica. Iconha e Rio Novo do Sul assinaram, nesta quinta-feira (01), o termo de adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) e vão fazer parte desse grande movimento de transformação e crescimento da aprendizagem das crianças e jovens capixabas.

Pela manhã, a solenidade de assinatura foi realizada em Iconha, na Escola Municipal Padre Assis, com a presença do governador Paulo Hartung.

Em discurso, o governador explicou a importância do município aderir ao Pacto Pela Aprendizagem e destacou o simbolismo institucional do documento ser assinado na presença da procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Elda Spedo, e do presidente do Tribunal de Contas (TC), Sérgio Aboudib Ferreira Pinto. Paulo Hartung ressaltou, ainda, que o Pacto é uma política pública de Estado.

"Não inventamos esse Pacto. Fomos buscar no Ceará a melhor experiência do país. Um Estado que tem a renda per capita menor que a nossa e tem 70 entre as 100 melhores escolas do país. Buscamos inspiração neles para criar esse programa que estabelece um regime de colaboração do Estado com os 78 municípios. É um regime amplo que vai desde questões administrativas simples e evolui até questões complexas na formação de professores, debate sobre material didático e faz algo importante que é o Governo do Estado repassar recursos para as Prefeituras fortalecerem e estruturarem o ensino infantil. O Pacto tem que ser uma obsessão para construirmos uma educação pública de qualidade", afirmou o governador Paulo Hartung.

Em Iconha, o evento contou também com a presença do prefeito João Paganini, da secretária municipal de Educação, Maria Helena Longue Mozer de Matos, de vereadores, profissionais da educação e de demais autoridades da cidade.

"Estou muito feliz pelo dia de hoje. Sozinho não se faz nada. Quero agradecer toda a minha equipe e ao Governo do Estado. Com o Pacto, com certeza, vamos melhorar o atendimento às crianças do nosso município", avaliou o prefeito João Paganini.

À tarde, foi a vez do município de Rio Novo do Sul assinar o termo de adesão. A solenidade foi realizada na Escola Estadual Waldemiro Hemerly e contou com a presença do prefeito Thiago Fiorio Longui, de vereadores, profissionais da educação e de demais autoridades da cidade.

"Criamos um regime de colaboração para melhoria da escola pública. Dirigimos nosso olhar para a educação infantil, que é a base de tudo. E tão relevante também é o ensino fundamental, onde se inicia a busca do conhecimento. Juntos, municípios e Estado vão trabalhar por creches, escolas e uma formação de qualidade para que nossas crianças e jovens se tornem cidadãos exemplares", disse o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Pacto pela Aprendizagem no ES

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) está em funcionamento e realizando ações desde o início de 2017, com a aprovação da lei nº 10.631, visando à organização das redes (municipais e estadual), otimização de recursos e potencialização de resultados.

O principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.

A proposta do Paes é implantar ações envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

Até o momento, 56 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes e estão fazendo parte desse grande movimento de transformação e crescimento da aprendizagem das crianças e jovens do Espírito Santo.

Os municípios são: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Vila Pavão.


Tags:



Publicidade