Vila Velha

Novo app de mobilidade na GV devolve dinheiro para o usuário - Confira!

Confira! Novo app de mobilidade na GV devolve dinheiro para o usuário

   

A proposta do aplicativo é simples e inovadora, e promete tornar a Região Metropolitana do Espírito Santo em cenário de um jogo na vida real e no trânsito

Nesta quinta-feira (1) começa a operar na Grande Vitória o aplicativo de mobilidade 4Move. De acordo com os desenvolvedores, a proposta do aplicativo é simples e inovadora, e promete tornar a Região Metropolitana do Espírito Santo em cenário de um jogo na vida real e no trânsito.

Além de reunir as funcionalidades básicas encontradas nos apps como Uber, 99 e Cabify, que já agradam os brasileiros, o 4Move faz uma aposta que segue as tendências globais ao investir na gamificação do app. Para começar a usar, o usuário primeiro deve escolher seu avatar, boneco que será o seu ícone no app, procedimento similar ao de um videogame.

Quando a corrida começa, cada quilômetro rodado é transformado em pontos, que fazem o avatar subir de fase. Cada novo patamar alcançado rende prêmios ao passageiro, que vão de ingressos para o cinema, vouchers para restaurantes, smartphones, até viagens para a Disney ou Cancún com acompanhante e tudo pago, por exemplo. Os pontos também podem ser transformados em desconto em viagens futuras ou trocados por dinheiro vivo, que pode ser transferido para a conta corrente do usuário.

Existem quatro formas diferentes de viajar com o aplicativo: Blue, a versão mais barata, mas com carros vistoriados pela 4Move para garantir o padrão de conforto; Black, a versão premium, com carros executivos; Táxi Comum e Táxi Executivo.

"Nossa ideia é estimular os passageiros a inserir de vez essa opção de transporte na rotina, mas para isso temos que ser vantajosos financeiramente, além de entreter o usuário. A Região da Grande Vitória tem uma deficiência de opções de transporte barato, ágil e confortável, por isso acreditamos em um impacto muito positivo em um curto período de tempo", diz o CEO e co-fundador da 4Move, Julio Cesar, reforçando que o aplicativo não vai praticar tarifa dinâmica na cidade, que será a primeira a receber o plano de expansão nacional da empresa.

Para usar o app, assim como acontecia na época "cool" das redes sociais, é preciso ser convidado. Cada novo usuário poderá personalizar um código para ser compartilhado entre os seus amigos. Quando cada um desses amigos utilizar o código para fazer o primeiro acesso, os pontos de quilômetros rodados deles também serão contabilizados na conta do usuário que fez o convite, acelerando o processo de recolher prêmios, converter os descontos ou receber o dinheiro de volta. "Queremos que o 4Move seja o melhor aplicativo tanto para o usuário, quanto para o motorista", explica George Gomes – CIO e co-fundador da 4Move.

Treinamento e apoio aos motoristas parceiros

"A popularização dos aplicativos de transporte no Brasil se deve muito ao serviço diferenciado que era prestado quando os produtos ainda eram novidade, e abandonar isso irrita muito os usuários", relembra Cesar. Com isso em mente, a 4Move construiu uma sede própria na capital capixaba, um Centro de Excelência em Atendimento para dar treinamento e suporte aos motoristas parceiros.

Além de dicas de atendimento, comportamento com os passageiros e segurança, o espaço tem infraestrutura para que os veículos passem por vistoria antes de entrarem em ação e os motoristas só são aceitos por meio de indicação de veteranos bem avaliados.

Durante esse período, os parceiros são informados que o sistema de avaliação, em que os passageiros atribuem notas de 0 a 5, afeta diretamente no valor recebido pela corrida – notas mais altas valem mais dinheiro.

A cada corrida realizada, os motoristas também somam pontos e podem convidar amigos para usar o app e aumentar seu faturamento. Os bônus por quilômetros rodados, notas altas e elogios dos passageiros viram pontos que também serão trocados por mais dinheiro e prêmios. "A ideia é que o motorista tenha ferramentas e seja motivado a prestar o melhor serviço possível, pois isso interfere diretamente na capacidade de faturamento dele", explica Adriano Soncini, sócio da 4Move.

Investida agressiva no mercado


O plano da 4Move é dominar 10% do mercado brasileiro já nos primeiros 12 meses de operação. "Vamos brigar com as grandes, mesmo sem ser grande, mas com uma estratégia criativa e com foco nos clientes", avisa Julio Cesar. A empresa nasce com um aporte na casa dos 10 milhões de reais, que é bem menor que os valores recebidos pelos concorrentes, provenientes de grandes investidores internacionais. "Por isso vamos apostar em construir uma rede de usuários e parceiros que nos faça crescer com foco em qualidade e em uma convivência mais humana", diz o CFO e co-fundador da 4Move, Hector Felippe.




Tags:



Publicidade