Marechal Floriano

120 novas barragens espalhadas - Construção

Construção 120 novas barragens espalhadas

Mesmo num município onde há um dos maiores índices de preservação da mata Atlântica no Espírito Santo, o risco de falta d’água é uma preocupação. Por esta razão a Prefeitura de Marechal Floriano está mobilizada para garantir que o líquido esteja disponível e supra a demanda, incluída a da produção rural, já que o setor é que mais gera renda e emprego na região.

Nos últimos dois anos foram construídas 120 barragens de pequeno porte espalhadas por propriedades rurais do município, como conta o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein. "A Prefeitura deu suporte técnico cedendo o projeto para que os produtores rurais que fizeram as barragens conseguissem o licenciamento junto ao IDAF (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES)", explica.

Sérgio acrescenta que além do projeto necessário para a obtenção da licença, o município também dá suporte técnico para que os proprietários rurais que não tem dinheiro para executar a obra, possam pleitear recursos junto a financiadores.

"Hoje há duas linhas de crédito para este fim. A do Bandes (Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo) e a do Banco do Brasil", informou Stein.

O secretário diz que desde 2016, ano em que a severa seca que atingiu o Estado se agravou, 140 produtores rurais procuraram o auxílio do município para conseguirem executar seus projetos. Como já saíram 120 barragens desse montante, a expectativa é de que nos próximos meses as 20 restantes virem realidade.

Sérgio lembra que não só Marechal é beneficiada com a medida, uma vez que o município é uma das cabeceiras da bacia do rio Jucu. "Ao termos uma política de reservar água em Marechal, ajudamos a dar mais segurança no abastecimento da Grande Vitória, atendida pelo rio Jucu. E ao garantir mais água para a nossa agricultura, também fica mais segura a produção de alimento para a Região Metropolitana, que é o principal consumidor de nossos produtos agrícolas e da avicultura", conclui o secretário.



Texto: Montanhas Capixabas / Foto: Montanhas Capixabas


Tags:



Publicidade