Muqui

Festival Muquiense do Boi Pintadinho - Tradição

Tradição Festival Muquiense do Boi Pintadinho


O Festival Muquiense do Boi Pintadinho acontece no período do carnaval, entre os dias 10 a 13 de fevereiro de 2018, das 19:30 às 02:00 horas, na cidade de Muqui. O evento conta com a participação de diversos grupos folclóricos que desfilam nos quatro dias pela rua central da cidade, chamada de "Corredor da Boiada".

O carnaval de rua do Boi Pintadinho é considerado o mais folclórico do estado do Espírito Santo, acontece no município a mais de 70 anos. O Boi Pintadinho é uma importante manifestação folclórica do município de Muqui. Existem na cidade diversos grupos de boi pintadinho, cada um deles com um nome e características próprias.

Esta manifestação cultural acontece na programação do carnaval. Durante os quatro dias de apresentações, os grupos folclóricos, dentre esses, crianças e adultos, num espetáculo de som e cores, desfilam pela rua principal da cidade denominada durante o evento "Corredor da Boiada" seguindo o ritmo de suas baterias, explorando os rituais e costumes populares.

A festa é uma animação com brincadeiras, danças e alegria que contribui para a manutenção e a apresentação dos grupos folclóricos do Boi Pintadinho que é o principal atrativo do carnaval Muquiense. Um festival folclórico, onde o público brinca com os grupos dos bois, rodeado pelas belezas de cenários naturais e arquitetônicos encantadores. Dessa forma, o evento celebra de modo singular nossas tradições culturais, contribuindo para a preservação do folclore e se transformando em um importante instrumento gerador de trabalho e renda para a comunidade local.
O Município de Muqui, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizará o Festival Muquiense do Boi Pintadinho, no Sítio Histórico de Muqui – ES, de 10 a 13 de Fevereiro de 2018 




Tags:



Publicidade