Viana

Curso gratuito de Doma de Cavalos - Gerar

Gerar Curso gratuito de Doma de Cavalos

O Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar, está oferecendo nesta semana o curso gratuito de Doma de Cavalos. Nesta terça-feira (30), os alunos participaram de uma aula prática no Haras Santo Agostinho, em Viana Sede.

No curso de 40 horas, ofertado em cinco dias, os alunos aprendem a doma racional: trata-se de uma forma de domar o cavalo oferecendo recompensas em vez de punições. Nesse modelo se prega o respeito ao cavalo.

Segundo o instrutor do curso, o médico veterinário Cláudio Passamani Souza, a área de doma está crescendo no Espírito Santo. O cavalo está deixando de ser apenas do meio rural e está fazendo parte de esporte e lazer, como hipismo, passeios e cavalgadas.

Além disso, os cavalos estão sendo utilizados na medicina, por meio da equoterapia. O cavalo é usado no tratamento de quem tem deficiências locomotoras, de pessoas portadoras de doenças mentais, como autismo e síndrome de Down. "Andar a cavalo tranquiliza e estimula a coluna, como se fosse uma fisioterapia", explicou o instrutor.

Carlos Alberto Carneiro, morador de Coqueiral de Viana, foi um dos participantes do curso. "Meu pai tem um sítio e lá tem uns animais, como cavalo. Resolvi fazer o curso para aprender a domá-los, além de ter um certificado", disse.

Atendimento à população

Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: [email protected]


Tags:



Publicidade