Montanha

Já pintou o verão em Aracruz - Turismo

Turismo Já pintou o verão em Aracruz

O verão está aí, e Aracruz começa a viver sua época de agito, diversão e repouso. Comerciantes se preparam para receber turistas de toda parte, que elogiam Aracruz e se deliciam em suas praias ecléticas, com muitas opções para lazer, descanso e curtição

"Já pintou verão, calor no coração, a festa vai começar...". Composta pelo baiano Evandro Rodrigues há 25 anos, a música reflete o clima que todo brasileiro mais espera o ano inteiro: o verão. 

Calor, férias escolares, e o carnaval apontam logo ali, em fevereiro. Tudo isso transforma as praias nos lugares preferidos e mais frequentados por todos neste período. Para os capixabas, da região norte do Espírito Santo, é exatamente assim.

Localizado a 83 km de Vitória, o município de Aracruz possui um litoral com mais de 50 km de extensão, com opções de balneários para todos os gostos. Com mais de uma dúzia de praias, a geografia encanta com suas paisagens exuberantes, formadas por áreas verdes, restingas, manguezais, enseadas, recifes, montanhas, coqueirais e áreas de mata atlântica. Com toda essa beleza, o local atrai veranista de todo estado, todo país e até mesmo de outras partes do mundo.

Movimento

A diversidade das praias chama a atenção de qualquer turista. As opções contemplam qualquer tipo de necessidade. Podem ser praias para surfe, agitadas com locais que oferecem infraestrutura com bares, restaurante e hospedagem. Podem também ser praias tranquilas, em paisagens bucólicas e paradisíacas, para descansar com toda a família. Em Aracruz, é possível encontrar todas essas alternativas e muito mais.

Os turistas que frequentam o litoral norte costumam ser famílias inteiras, que procuram nas águas aracruzenses o descanso merecido depois do ano inteiro de trabalho. Elas normalmente ficam por um período mais prolongado, entre 15 a 20 dias, movimentando e aquecendo a economia local.

É o que conta o comerciante Jefferson Souza Bueno, que possui um quiosque na Praia dos Padres há dois anos. "Nossa expectativa é sempre positiva. Meu comércio funciona somente no verão. Temos que aproveitar esse momento. Nos finais de semana a demanda aumenta. Nossa praia fica realmente lotada, com pessoas de Vitória e de outros estados. E nossa expectativa aumentou muito por causa das pessoas de fora que vem trabalhar nas empresas locais. Elas acabam gostando das nossas praias e trazendo suas famílias", conta. 

De acordo com Jefferson, o verão de Aracruz se agita inclusive com visitantes de outros países. "O número de turistas estrangeiros que nos visitam tem aumentado muito. No meu quiosque, por exemplo, tenho alguns funcionários na equipe que sabem falar inglês para atender esse público", afirma. 

Jefferson explica que o poder público poderia fazer muito mais pelo comércio. "Faço investimentos na minha equipe para atender o turista. Mas sinto falta de um apoio da Prefeitura. Seria muito bom poder contar com eles para receber uma capacitação adequada", comenta.

Jefferson Souza Bueno (direita),sua esposa Márcia e filho Marcos Bueno: preparo para turistas brasileiros e estrangeiros.

Temporada

Um bom exemplo de turistas que passam mais de duas semanas nessas praias é o da família Capucho. Quando visitamos a praia de Mar Azul, encontramos as cinco mulheres debaixo de uma grande castanheira, curtindo o belo dia de sol, como vários outros turistas ao redor. 

Moradoras da cidade de Aracruz, quando perguntamos o que elas achavam da região, elas foram unânimes em dizer que adoravam a praia. Para elas, a localidade é bonita e agradável. Só não conseguem entender como as pessoas desfrutavam do local somente na alta temporada, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Fora desse período tudo ficava completamente vazio. 

"Estamos aqui desde dezembro. Já estamos tristes de pensar que as férias estão acabando. Na primeira vez que viemos, alugamos uma casa e ficamos dezoito dias. Gostamos tanto, que nossos esposos se juntaram e compraram uma casa. Esse é o nosso primeiro verão com a nossa casa própria", disse Ivanete Nieiro Capucho, uma das matriarcas da família. 

Para Ivanete, Aracruz é um passeio para ser feito muito além da alta temporada. "Nossa família é muito grande, tem mais de oitenta pessoas. Ter um lugar para reunir todos é muito bom. Normalmente as pessoas só desfrutam da praia no verão. Mas nós estamos aqui todos os finais de semana que conseguimos. A gente reúne toda a família. É sempre uma grande festa", ressaltou.


Família Capucho (da esquerda para direita: Liliane, Rosangela, Eduarda, Natália e Ivanete): curtindo Aracruz nas férias e sempre que possível.


Tags:



Publicidade