Linhares

Alunos da rede municipal voltam às aulas no dia 05/02 - Fim das férias

Fim das férias Alunos da rede municipal voltam às aulas no dia 05/02

As crianças e os adolescentes aproveitaram ao máximo o que as férias puderam oferecer e, agora, é hora voltar a estudar. É que as aulas da rede municipal de ensino de Linhares vão começar na próxima segunda-feira, dia 5, tanto nos Centros de Educação Infantis Municipais (Ceims) como nas Escolas Municipais de Ensino Fundamentaal (EMEFs). São cerca de 25 mil estudantes que iniciam uma nova oportunidade de desenvolvimento com novas estratégias de ensino.

"Desejamos que tenhamos um ano de muito aprendizado e muita descoberta na escola. Escola é um ambiente em que as crianças precisam querer estar e exercer seu direito de se desenvolver. E os professores também. Queremos pedir aos familiares dos nossos alunos que eles continuem participando durante o ano inteiro da vida escolar de seus filhos para que juntos consigamos transformar positivamente nossa sociedade", disse a secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.

Ela ressaltou a importância das famílias no desenvolvimento e aprendizado dos alunos. "Os familiares têm que ser a primeira referência da vida dos meninos. Assim, as crianças conseguirão compreender e respeitar o professor na sala de aula e na escola. É a força da família e o caminho da escola que levam a várias oportunidades para construir na vida", destacou.

Manutenções e limpeza

As unidades já estão sendo preparadas para recepcionar os alunos e professores, como serviços de capina de mato e roçagem de grama, entre outros serviços de limpeza e manutenção, que acontecem até o próximo dia 2 de fevereiro.

Para garantir a segurança da comunidade escolar, foram priorizadas manutenções e substituições necessárias nas redes elétricas e hidráulicas e reparos em telhados, forros e calhas. Equipes técnicas da Secretaria Municipal de Educação visitaram todas as 109 unidades de ensino do município no final do ano letivo passado, identificando as demandas de melhorias de cada uma. As melhorias são realizadas neste período das férias escolares.

Professores já estão trabalhando


Para receber os alunos, os cerca de 2 mil profissionais que atuam nas unidades de ensino retornm esta semana ao trabalho para organizar e planejar o ano letivo de 2018. Eles estão retomando as ações que orientam o trabalho pedagógico de cada escola, como a avaliação diagnóstica; os planos de ensino; o planejamento da acolhida, e também das propostas de inclusão social nas escolas.

Capacitação Pedagogos

Os pedagogos da rede municipal participam até o dia 2 de fevereiro do Curso de Formação para Pedagogos. Na formação, os Pedagogos estão tendo a oportunidade de aprender como quebrar paradigmas tradicionais de ensino com base no conhecimento sobre o que já está posto sobre a Neurociência Aplicada à Educação. A formação está sendo ministrada pela neurocientista Dra. Carla Tieppo e uma equipe de 5 profissionais. O encontro acontece na Faculdade Pitágoras, localizada no bairro Araçá, em Linhares, das 8h às 17 horas, na sala 217, bloco 3. Essa é a primeira parte da formação. A segunda acontecerá em março e a terceira em maio. Além disso os Pedagogos receberão monitoramento durante todo ano letivo para que ao final do ano haja a mensuração com mais assertividade dos resultados e índices de alfabetização e promoção dos alunos.

Para a secretária de Educação, não há outra forma de melhorar a aprendizagem dos alunos sem melhorar a formação dos profissionais de educação. Desta forma, ela garante que investir na formação de professores é reconhecer o seu valor como protagonista na relação educador e educando, e na condução desse processo, já que, segundo aria Olimpia, o professor é o cerne do processo pedagógico.

"A neurociência já está beneficiando vários segmentos como a medicina, o marketing e as indústrias de entretenimento. Saber como o cérebro funciona faz toda diferença na atuação do professor como mediador da aprendizagem. O entendimento sobre esse processo do funcionamento cerebral permite ao professor identificar funções executivas deficientes e fazer intervenções adequadas e mais assertivas. Essa é uma grande inovação na educação no município de Linhares." declarou a secretária municipal de Educação Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

Capacitação de DTs e Coordenadores

A Secretaria Municipal de Educação também capacitou professores contratados em regime de Designação Temporária (DT) e coordenadores escolares para atuarem no ano letivo 2018. A capacitação foi ministrada pelo Centro de Formação Continuada de Profissionais da Educação da própria Secretaria e foi dividida em duas etapas, contemplando os coordenadores com assuntos relacionados à rotina escolar dos alunos e os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I (zona urbana), Educação do Campo, Educação Física, Artes e Atendimento Educacional Especializado - AEE.

Para Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, o momento foi muito rico porque houve equilíbrio entre teoria e prática. Os Coordenadores tiveram oportunidade de assistir a depoimentos sobre como atuar eficientemente. Ainda, perceberam que seu papel é tão importante e vai muito além das tarefas descritas nas diretrizes. "A formação continuada é um momento de grande importância para nossos profissionais, pois além de atualizar sua experiência profissional, o encontro proporciona um momento especial de união, valorização dos nossos educadores e especialmente estímulo para mais um ano de trabalho", destacou a secretária.

Novos Uniformes

Iniciada no ano passado, a retirada dos kits uniformes continua no início deste ano letivo e deverá ser feita pelos pais e/ou responsáveis dos alunos matriculados na própria escola em que estuda. Para isso, deverão procurar a professora/coordenadora, conferir o material entregue e assinar um termo de recebimento.

"O uniforme é uma peça extremamente importante porque garante a identidade visual dos nossos alunos, amenizando as diferenças socioeconômicas, reforçando a identidade de grupo e criando um sentido de pertencimento. Além disso, confere ainda mais segurança ao espaço escolar, trazendo para as famílias uma tranquilidade e um conforto em relação a essa peça de identidade. O uniforme possibilita que a cidade cuide do estudante. Todos reconhecem quem é estudante da rede municipal de Linhares e todos devem se atentar para que todo o acesso a ele seja permitido com prioridade", salientou Maria Olímpia.

Novos produtos na merenda escolar

A Prefeitura de Linhares, através das secretarias municipais de Agricultura e Educação - por meio do Departamento de Alimentação Escolar, definiu sobre o fornecimento de produtos para reforçar a merenda das escolas da rede municipal de educação, que serão fornecidos por produtores da agricultura familiar das localidades de Rio Quartel, Assentamento Sezínio e Farias. O ano letivo de 2018 terá um quantitativo de 17 produtos – um aumento de nove itens em relação a 2017 – como: file de tilápia, inhame dedo, mamão, abobora, aipim, banana da terra, banana prata, batata doce, cebolinha,couve, feijão carioca, limão taiti, melancia, pepino, salsa, tomate e goiaba.

"Nós ficamos muito satisfeitos com este aumento, uma vez que possibilita aos nossos produtores ofertar outros produtos que são possíveis de cultivo no interior do município e com isso agregar valor e diversificação à produção e também na alimentação escolar, que é fortalecida com percentuais maiores do que exige a legislação. Esse resultado é fruto da união dos produtores, em conjunto com o departamento de merenda escolar e faz parte do Plano Agro, da secretaria de Agricultura", afirmou o Franco Fiorot, secretário de agricultura.


Tags:



Publicidade