Muqui

Todas as praias estão próprias para banho - Verão

Verão Todas as praias estão próprias para banho

Verão, sol e praia cheia, tem coisa melhor? Tem sim, o melhor é curtir tudo isso sabendo que você está em um ambiente limpo e com a balneabilidade positiva. Em Guarapari as praias estão apropriadas para o banho. A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura – Semag, divulgou nesta sexta-feira (26) o mais recente boletim de balneabilidade.

Dos 13 pontos onde são realizadas as coletas, todos apresentaram resultados positivos e estão próprios para o banho. Isso significa que a balneabilidade total do município está positiva há um ano. Esse é o resultado de um trabalho de conscientização e fiscalização realizado pelos técnicos da Semag, em parceria com a Cesan.

A coleta do material para análise de balneabilidade foi realizada no dia 24 de janeiro em 13 pontos da cidade, conforme determinação da Agência de Recursos Hídricos do Espírito Santo (AGERH), que atribuiu ao município a execução do serviço.

Confira os locais de coleta:

Ponto 1 – Praia de Meaipe – Em frente ao Hotel Gaeta (PRÓPRIO)

Ponto 2 – Praia de Bacutia – Em frente ao Ed. Reserva da Bacutia (PRÓPRIO)

Ponto 3 – Praia de Peracanga – Em frente ao Ed. Monteiro Lobato (PRÓPRIO)

Ponto 4 – Praia da Areia Preta – Em frente ao Ed. Solar da Praia (PRÓPRIO)

Ponto 5 – Praia das Castanheiras – Próximo ao Siribeira Iate Clube (PRÓPRIO)

Ponto 6 – Praia dos Namorados – Em frente ao Hotel Atlântico (PRÓPRIO)

Ponto 7 – Praia da Virtudes – Em frente à praça (PRÓPRIO)

Ponto 8 – Prainha de Muquiçaba – Em frente à Rua Francisco Furtado (PRÓPRIO)

Ponto 9 – Praia do Morro I – Em frente ao Ed. Varandas de Guarapari (PRÓPRIO)

Ponto 10 – Praia do Morro II – Em frente ao Quioque 9 (PRÓPRIO)

Ponto 11 – Praia do Morro III – Em frente ao Ed. Maison Classic (PRÓPRIO)

Ponto 12 – Praia de Santa Mônica – Em frente à Rua Santa Rita (PRÓPRIO)

Ponto 13 – Praia de Setiba – Em frente ao Quiosque Alto Astral (PRÓPRIO)

Balneabilidade 100% é fruto das ações da SEMAG e CESAN


Em 2017 a atual gestão assumia a administração do município e, uma de suas primeiras ações foi iniciar os testes de balneabilidade nas praias do município, paralisados desde 2016 quando a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) incumbiu à Prefeitura a realização da análise, algo que lamentavelmente não foi realizado na gestão anterior.

Naquela ocasião, o primeiro resultado apontou que 5 dos 13 pontos estavam impróprios.

Hoje, a exatamente um ano desde o primeiro resultado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura – Semag divulga o novo resultado do teste de balneabilidade e, dos 13 pontos analisados, todos estão próprios para banho.

Este resultado positivo é motivo de orgulho para a atual gestão que tem realizado o contínuo trabalho iniciado no ano de 2017, em parceria com a CESAN, promovendo várias ações de sensibilização da sociedade acerca do lançamento clandestino de esgotamento sanitário e seus respectivos impactos ao meio ambiente e a saúde humana.

Um mapeamento do município foi feito para que as ações fiscais começassem a ocorrer de fato. Foram iniciados os trabalhos pelo bairro Praia do Morro, o qual possui 100% de rede coletora de esgotamento sanitário, implantado pela Cesan.

Foram inúmeras visitas in loco realizadas pela fiscalização ambiental da Sema, gerando várias notificações e atuações buscando ampliar o número de imóveis ligados corretamente a rede de esgotamento sanitário.

Vale lembrar que as áreas que não possuem o serviço de coleta e tratamento de esgoto também estão sendo orientadas para que todos os imóveis adotem um sistema de tratamento convencional de efluentes, até que seja disponível essa rede coletora de esgotamento sanitário.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Guarapari


Tags:



Publicidade