Serra

Serra fecha acordo para sinalização da Norte Sul - Trânsito

Trânsito Serra fecha acordo para sinalização da Norte Sul

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, assinou nesta quinta-feira (25), no Palácio Anchieta, um convênio de R$ 944 mil para sinalização da avenida Norte Sul, um trabalho que será desenvolvido pela equipe técnica da prefeitura e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em um trecho de 10 quilômetros da via que corta o município.
O convênio vai de fevereiro a dezembro deste ano, período em que será realizada a licitação e execução dos serviços. Os trabalhos começam já no mês de abril, prevendo a implantação e manutenção da sinalização horizontal e vertical do trecho, em uma área de influência de 15 bairros, além do complexo industrial da cidade.

"Trata-se de um convênio de cooperação técnica, operacional e administrativa que vai repercutir na redução do número de acidentes", explicou o diretor geral do Detran, Romeu Scheibe Neto, destacando a importância do eixo viário que será beneficiado com este acordo.

O secretário de Estado da Segurança Pública, André Garcia, destacou a importância desse tipo de investimento devido ao papel estratégico da Norte Sul e às dimensões da Serra, que comporta 10% da frota municipal. "Este é um investimento feito em um município com um contingente populacional que sofreu um aumento significativo. Por isso, toda intervenção é importante", afirmou.

O prefeito da Serra destacou o papel de sua equipe na elaboração deste convênio e elogiou a parceria com o governo, reafirmando a importância que este tipo de trabalho tem para o município, que tem mais de meio milhão de habitantes e ocupa uma área de 560 quilômetros quadrados – quase sete vezes maior que a capital do Estado.

"Somos mais de 500 mil habitantes e, nos próximos dez anos, vamos chegar a 700 mil. Temos a clareza de que todo investimento é voltado para este povo, já que a Serra precisa de ajuda e tudo o que se faz para a cidade é bem-vindo", explicou Audifax, afirmando que a prefeitura tem, ainda, outros planos para o tráfego no município, como a construção da terceira ligação entre Serra e Vitória, já com os estudos prontos na prefeitura.

O prefeito encerrou seu discurso acrescentando que o convênio assinado no Palácio Anchieta tem um impacto imediato no fluxo de veículos e na segurança da cidade, mas também vai representar uma melhoria no aspecto visual. "Teremos uma melhoria no trânsito, mas também vamos ter uma cidade mais bonita", elogiou.

O governador em exercício, César Colnago, disse que a sinalização da avenida Norte Sul é resultado de esforços do governo no sentido de controlar os gastos públicos para priorizar os investimentos. "O planejamento e a priorização dos gastos são fatores fundamentais para garantir investimentos como este, com o máximo de retorno para a população", afirmou, ao resumir as estratégias do governo do Estado e dos municípios para enfrentar a crise e retomar os investimentos.

Segundo ele, além de tornar a cidade mais bonita e organizada, a sinalização de uma via tão importante faz parte de uma estratégia para a redução de acidentes. "Para reduzir acidentes, é fundamental investir em educação no trânsito. Depois, ter uma boa sinalização para que o cidadão saiba qual é a lei, e, finalmente, o controle para exigir a legalidade e, se for o caso, punir quem não cumpre", resumiu Colnago.

A presidente da Câmara da Serra, Neidia Maura, ressaltou a importância da parceria do Estado com o município e elogiou a atuação do prefeito Audifax Barcelos na busca de investimentos para a cidade. "Este é o tipo de investimento de que precisamos. Um investimento como este, de sinalização da Norte Sul, pois sabemos que uma faixa de pedestre, um semáforo, são capazes de salvar vidas", concluiu.

A solenidade de assinatura do convênio foi realizada nesta quinta-feira, pela manhã, no gabinete do governador, com a presença do corpo técnico da prefeitura, representantes do Detran, deputados estaduais, vereadores e representantes dos moradores da Serra, entre outros.


Tags:



Publicidade