Espírito Santo

Respeito a todas as crenças é debate em seminário - Social

Social Respeito a todas as crenças é debate em seminário

Um seminário especial, organizado pela Gerência de Promoção Política de Igualdade Racial, lotou o Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, na noite desta terça-feira (23). Com direito à execução do Hino da África, em dialetos afro, foi colocado em pauta, palestras e discussões em celebração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado no dia 21 de janeiro. Na plateia, presença maciça de representantes de religiões de matriz africana, sacerdotes e fiéis do Candomblé e Umbanda, além de participantes dos movimentos por igualdade racial à nível municipal e estadual.

A palavra respeito norteou os trabalhos, colocados em palestras de especialistas de, no máximo, 15 minutos. "Não é a religião que ofende, não é o culto que gera ódio, não é a cor da pele que separa. E sim a reação das pessoas. Assim, penso que precisamos nos educar, fortalecer maior respeito pela diversidade do outro, avançando na educação pois só assim poderemos viver em paz e desenvolvendo a tolerância", destacou o gerente de Promoção à Igualdade Racial, Sandro Silva. Ele reforçou o exemplo da própria Prefeitura de Cariacica que sempre esteve atenta aos assuntos relacionados à luta contra o preconceito e respeito às diferenças, dando o evento como prova. "A Prefeitura tem uma visão positiva dos povos tradicionais de matriz africana e iremos avançar ainda mais nessa relação", destacou.

O apelo ao respeito encontrou eco nas demais palestras. Entre os temas abordados, história das religiões, formas de combate à intolerância no ambiente escolar e na sociedade em geral, as ações do poder público de enfrentamento ao preconceito e a legislação vigente que protege as etnias tendo a Constituição como guia.



Presenças

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Cepir-ES), Rosemberg Moraes Caitano; pela presidente do Conselho Municipal de Negras (os) de Cariacica (Conegro), Anajete Coelho; pela presidente do Forum de Matrizes Africanas de Cariacica, Michelle Lopes; pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento das Matrizes Africanas do Estado do Espírito Santo (Idemafri), pai Carlão de Oxalá; pela integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), professora Cleyde Amorim; pelo secretário de Cultura de Cariacica, Erildo Denadai e pelo vice-prefeito de Cariacica, Nilton Basílio.

O vice-prefeito, cujo gabinete é responsável pela Gerência de Igualdade Racial, agradeceu pelo convite em participar do seminário, elogiou o esforço da equipe e disse se sentir animado para desenvolver um assunto tão importante nos tempos atuais. "É ótimo começarmos o ano com uma temática de tão grande impacto. O respeito pelo outro é assegurado pela Constituição, que afirma em seu artigo quinto, o princípio da igualdade, de que todos são iguais perante à lei sem nenhuma distinção. Fiz juramento à Constituição como advogado e quando tomei posse como vice-prefeito eleito. É por essa ética que reforçarei em defender essa bandeira", destacou.




Tags:



Publicidade