Guarapari

Macacos são encontrados mortos em reserva de município - Febre Amarela

Febre Amarela Macacos são encontrados mortos em reserva de município

Em apenas quatro dias dois macacos da espécie Sagui foram encontrados mortos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Concha D’ostra. Segundo o Centro de Controle de Zoonoeses (CCZ) de Guarapari, este ano apenas estas duas mortes de macacos foram registradas no município, mas em 2017 foram aproximadamente 30.

O primeiro animal foi encontrado morto no último sábado (20) e teve seu material coletado para a realização de uma investigação sobre uma possível ligação da morte com o vírus da febre amarela. Já o segundo foi localizado nesta terça-feira (23), porém, estava em avançado estado de decomposição e por isso, não foi possível realizar a coleta de material.

Uma investigação será realizada para verificar se a morte do macaco que não estava em decomposição tem relação com o vírus da febre amarela.

Em nota encaminhada a nossa redação a prefeitura disse que "O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve no local e recolheu dois animais para verificação. O animal que não estava em decomposição foi encaminhamento ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN/ES) e posteriormente será encaminhado para um laboratório em São Paulo para análise, já que no Estado ela não é realizada. A causa da morte só poderá ser determinada após laudo", explica a nota da prefeitura.

Mesmo que seja confirmada a febre amarela no animal morto, a população deve lembrar que os macacos não transmitem a doença. Eles fazem parte do ciclo silvestre da febre amarela e assim como os humanos são vítimas dela. Portanto, não devem ser assassinados por pessoas com medo de contágio da enfermidade.

Cobertura. Segundo a prefeitura, 78.63 % da população de Guarapari está imunizada. De acordo a Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (Sesa), não há transmissão ativa da doença no Estado. Isso se deve à cobertura vacinal realizada aqui. 3.561.000 doses da vacina foram distribuídas.

Uma cobertura vacinal de 85,71% da população capixaba. Considerando o histórico de vacinação do Estado desde 1994, no Espírito Santo estão vacinadas um total de 3.398.144 pessoas, correspondendo a 94,97% de cobertura vacinal.

A administração municipal ressalta que "ao identificar qualquer macaco morto a população deve acionar imediatamente o CCZ através dos números (27) 3262-1456 ou 3262-1271. Até o momento não há confirmação de macacos infectados com vírus da febre amarela silvestre".


Tags:



Publicidade