Vitória

Vitória conta com 19 pontos próprios para banho - Confira

Confira Vitória conta com 19 pontos próprios para banho

Moradores e turistas que curtem o verão em Vitória podem se programar para tomar um banho de mar tranquilamente em 19 pontos da orla da capital, de acordo com o último monitoramento semanal da balneabilidade, divulgado nesta quinta-feira (25).

A praia de Camburi foi considerada própria para banho em toda a sua extensão, com exceção do ponto 9, no Canal de Camburi, a 50 metros do primeiro píer, que está interditado.

Também estão próprias para banho as praias da Ilha do Frade (Castanheira, Ilha do Frade e 1ª praia à direita) e do Boi (Direita e Grande) e Curva da Jurema. Na praia de Santa Helena, apenas o ponto que fica 100 metros após a ponte da Ilha do Frade está impróprio.


Monitoramento

Além da medição semanal da balneabilidade nas praias de Vitória, o município passará a utilizar uma metodologia para avaliação anual das condições da água do mar. Serão analisados pontos específicos com percentuais de tempo em que os mesmos ficaram próprios para banho no decorrer do ano.

O primeiro diagnóstico aponta que as principais praias de Vitória esteve própria para banho quase o ano inteiro de 2017. A média da frequência relativa de classificação "própria para banho" foi de 86,8% das medições realizadas no ano passado nas praias de Camburi, Curva da Jurema, as três praias da Ilha do Frade (da Castanheira, Ilha do Frade e a 1ª praia à direita) e praias da Direita e Grande (ambas na Ilha do Boi).

A nota técnica foi solicitada pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) para técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam). A metodologia é semelhante a utilizada pela Agência Ambiental da União Europeia.


Classificação

A classificação da balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada semanalmente, por meio da coleta de amostras de águas em 26 pontos da capital e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes.





Tags:



Publicidade