Marechal Floriano

Governo do Estado sinalizará Avenida Norte Sul - Reduzir acidentes

Reduzir acidentes Governo do Estado sinalizará Avenida Norte Sul

A Avenida Norte Sul vai receber reforço na sinalização em um trecho de dez quilômetros de extensão na região da Grande Laranjeiras, no município de Serra. O objetivo é aumentar a segurança para quem trafega na via, reduzindo, assim, o número de acidentes no local. O Convênio de Cooperação Técnica, Operacional e Administrativa foi assinado, na manhã desta quinta-feira (25), pelo governador em exercício, César Colnago, junto com o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Romeu Scheibe Neto, e o prefeito do Município da Serra, Audifax Barcelos.

Serão realizados serviços de sinalização vertical, sinalização horizontal e implantação de dispositivos auxiliares. O investimento será na ordem de R$ 994.250,64. A previsão é executar os trabalhos ao longo do ano de 2018.

A parceria possui o objetivo de reduzir o elevado número de acidentes de trânsito registrados ao longo de toda a extensão dessa via e também nos seus diversos cruzamentos e interseções.

"Um momento importante para o município da Serra e também para toda a Grande Vitória, pois a Avenida Norte Sul é um importante corredor da Região Metropolitana. Essa sinalização é imprescindível para orientar e, acima de tudo, educar os motoristas que passam por ali. É mais uma ação do Governo do Estado, mostrando sua presença no maior município capixaba", declarou o governador em exercício, César Colnago.

O diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto, destacou a importância da parceria realizada. "A assinatura deste convênio permite ao Detran investir nesse trecho da rodovia para diminuir os acidentes no Estado, minimizando os seus impactos com a implantação da sinalização. Apesar de ter sido registrada uma redução no número de acidentes, a partir do ano de 2015, as ocorrências ainda são bastante elevadas. Somente no ano de 2016, 516 episódios de acidentes de trânsito foram registrados nessa região", pontuou.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, também falou da parceria entre Estado e Município para oferecer segurança viária aos motoristas, ciclistas e pedestres.

"A Norte Sul é uma via de grande movimentação e importante para o município de Serra. Por ela são escoadas cargas de empresas que movimentam a economia local, trafegam transportes coletivos, ciclistas e, em muitos pontos, possui passagem de pedestre. É importante termos esse cuidado, principalmente devido ao aumento populacional no município, hoje o mais populoso do Espírito Santo", ressaltou.

Após sinalização das vias municipais com a pintura de faixas de pedestres, vagas de estacionamentos e instalação de placas regulamentares e indicativas, o Detran e a Prefeitura da Serra farão ações de abordagem educativa para orientar a população sobre as mudanças e promover a segurança no trânsito local. As ações visam alcançar o máximo de moradores para conscientização sobre o comportamento seguro no trânsito.

Manutenção da sinalização viária

Aproximadamente dez quilômetros de extensão receberão os serviços. Ao todo, quatro trechos serão sinalizados: da Avenida CIVIT até a Avenida Região Nordeste; Da Avenida Região Nordeste até a Avenida Central; Da Avenida Central até a Rua Londrina e; Da Rua Londrina até a Avenida João Palácios.

A intervenção passará ao longo dos bairros: Barcelona, Chácara Parreiral, Jardim Limoeiro, São Diogo I, Parque Residencial Laranjeiras, Colina de Laranjeiras, Jardim Tropical, Hélio Ferraz, Eurico Sales, Rosário de Fátima, São Geraldo, Santa Luzia, Valparaíso e Taquara.

A ação complementa o investimento do Governo em serviços de sinalização em 43 municípios, de acordo com o planejamento estratégico para o ano de 2017, na ordem de R$15 milhões. Os serviços de sinalização viária já foram executados em 14 municípios (Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Domingos Martins, João Neiva, Santa Maria de Jetibá, Governador Lindenberg, Pancas, Vila Pavão, Mucurici, Alegre, Presidente Kennedy, Marataízes, Muqui e Guaçuí) e dez estão em fase de finalização (Brejetuba, Santa Teresa, Barra de São Francisco, Rio Bananal, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Montanha, Itaguaçu, Ibatiba e São Domingos do Norte) e nos demais estão em andamento.


Tags:



Publicidade