Aracruz

Aracruz é referência no programa Mais Médicos - Pan-Americana

Pan-Americana Aracruz é referência no programa Mais Médicos

O prefeito Jones Cavaglieri acompanhado de sua equipe de Saúde recebe o médico Dr. Thiago (Camisa Azul), representante da Organização Pan-Americana de Saúde Pública


Na manha desta quarta-feira (24/01), uma equipe da Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz, composta pela Coordenadora do programa Mais Médicos, Nélia, pela Gerente da Atenção Primária, Janete Perone, pela representante do Mais Médicos no município, Regiane e pela Secretária Interina de Saúde, Juliana Soneghet, acompanhada do prefeito Jones Cavaglieri, recebeu no gabinete da prefeitura, o médico, professor e pesquisador Dr. Thiago, representando a Organização Pan-Americana de Saúde Pública.

O encontro serviu como um esclarecimento a cerca das ações dos médicos cubanos que integram o programa Mais Médicos. Aracruz foi uma entre cinco cidades do estado a ser selecionada para ser citada na Revista Pan-Americana de Saúde Pública como referência nesse atendimento.

De acordo com a secretária Interina de Saúde, Juliana Soneghet Aracruz foi escolhida para se fazer uma pesquisa de experiências exitosas dentro do programa Mais Médicos. "Hoje contamos com seis médicos cubanos que também atuam no programa nas localidades de Guaxindiba, Guaraná, Caic, Vila Rica e Vila do Riacho. Posso afirmar que nós escutamos muitos elogios dos pacientes no que diz respeito ao trabalho desenvolvidos por esses médicos, e o pesquisador gostou muito do que ouviu aqui", ressalta.

Juliana ainda comentou sobre a atenção dada por esses médicos aos pacientes. "Eles são excelentes. As consultas duram cerca de 40 minutos. Todos são muito atenciosos, perguntam tudo e ouvem os pacientes, são só elogios, além é claro de ser um custo muito menor para o município, comenta.


OPAS/OMS no Brasil

A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. A integração às Nações Unidas acontece quando a entidade se torna o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde. A OPAS/OMS também faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Organização exerce um papel fundamental na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde, por meio da transferência de tecnologia e da difusão do conhecimento acumulado por meio de experiências produzidas nos Países-Membros, um trabalho de cooperação internacional promovido por técnicos e cientistas vinculados à OPAS/OMS, especializados em epidemiologia, saúde e ambiente, recursos humanos, comunicação, serviços, controle de zoonoses, medicamentos e promoção da saúde.


Tags:



Publicidade