Vitória

Amplia número de vagas para emissão de R.G - Casa do Cidadão

Casa do Cidadão Amplia número de vagas para emissão de R.G

A partir desta quarta-feira (24), o Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão, vai ampliar o número de vagas para a emissão de Carteira de Identidade. A medida vai agilizar o tempo de espera no agendamento online para a retirada do documento.

Atualmente, são oferecidas 35 vagas, e o número vai passar para 70 por dia. O dobro na oferta do serviço foi garantido graças a um acordo entre a Prefeitura de Vitória e a Polícia Civil. Com isso, a administração municipal cedeu três servidores para atuar junto aos três peritos que trabalham hoje no espaço. Os funcionários passaram por um treinamento na Polícia Civil.

Agilidade
Como a demanda pelo documento é grande, a Prefeitura de Vitória tomou a iniciativa de procurar a Polícia Civil, órgão responsável pela quantidade de atendimentos, para garantir mais rapidez no agendamento online. Segundo a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, essa era uma demanda antiga da população de Vitória.

"O compromisso da gestão é reduzir cada vez mais o tempo de espera por um dos nossos serviços. Disponibilizamos nossos servidores para que o atendimento aos nossos munícipes seja cada vez mais rápido. Demos esse importante passo e acreditamos que essa iniciativa vai beneficiar e facilitar a vida de quem precisa emitir seu documento", disse.

Agendamento
Os agendamentos são vinculados ao CPF. A tolerância de atraso é de 15 minutos. Quem não comparecer dentro do prazo tem o agendamento cancelado automaticamente e só pode remarcar após um prazo de 15 dias.

O serviço de agendamento fica online a partir das 13 horas e encerra assim que o limite de vagas é atingido. Para fazer o agendamento, basta acessar o endereço eletrônico (selecione a categoria > documentos > selecione o serviço > Carteira de Identidade), preencher os dados solicitados e imprimir ou anotar o horário agendado gerado pelo sistema.

A emissão da 1ª via da Carteira de Identidade passou a ser um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a lei federal 12.687/2012. No entanto, a cobrança (pagamento da taxa DUA) para a emissão da 2ª via do documento ainda é válida, de acordo com a legislação de cada estado.

Caso o cidadão tenha alguma dúvida ou dificuldade, a orientação é entrar em contato no telefone 3137-9130 ou comparecer à Casa do Cidadão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, em Itararé.

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Tags:



Publicidade