Espírito Santo

O efeito da decisão de Paulo Hartung em abril - Política Capixaba

Política Capixaba O efeito da decisão de Paulo Hartung em abril

No próximo dia 7 de abril, o governador Paulo Hartung (PMDB) deverá dar um passo importante sobre seu futuro político.

Se permanecer no Governo do Estado poderá ser candidato à reeleição ou não, mas se renunciar poderá ficar livre para disputar qualquer um dos cargos em disputa, inclusive disputar novo mandato de governador.

Se confirmada a saída de Paulo Hartung, para uma disputa nacional, o cenário eleitoral de sua sucessão ficará completamente aberto. Cinco nomes despontariam na disputa dentro do grupo do governador, o deputado estadual Amaro Neto (SD), o vice-governador Cesar Colnago (PSDB), o Senador Ricardo Ferraço (PSDB), o secretário de segurança André Garcia e o secretário de Agricultura Octaciano Neto.

Desses nomes, o que mais tem recall é o deputado estadual Amaro Neto, que inclusive tem liderado pesquisas de consumo interno do mercado, em uma campanha de apenas 45 dias, o fato de já ser conhecido do eleitor é um importante trunfo, mas teria que vencer desconfianças das classes A e B. O vice-governador César Colnago leva a vantagem de assumir o cargo em abril com a desincompatibilização de Paulo Hartung e poder ir para a disputa com a caneta na mão, mas em sua única disputa majoritária, perdeu a eleição à Prefeito de Vitória em 2004, também com máquina na mão. Já Ricardo Ferraço teria que sair do seu partido PSDB, caso contrário teria que disputar uma convenção estadual com César Colnago, correndo sérios riscos de perder a disputa, já que Colnago acabou de vencer uma convenção contra Max Filho. André Garcia teria a seu favor o fato de ter um perfil técnico e ser muito respeitado no mercado político, mas é extremamente desconhecido do grande público, principalmente nas classes C, D e E, teria que ganhar recall em um curtíssimo espaço de tempo. Octaciano Neto é uma promessa política que também se destacou com seu perfil técnico e boa desenvoltura, além de ser de extrema confiança de Paulo Hartung, seria uma aposta improvável pela mesma questão de Ferraço, ser do ninho tucano, mas seu nome ainda não pode ser totalmente descartado.

De certa forma, a disputa acaba se afunilando entre o deputado Amaro Neto e o vice-governador César Colnago, lembrando que se Amaro for o candidato a governador e vencer o pleito, poderá ajudar Colnago a chegar à Prefeitura de Vitória em 2020. Já se Colnago for o candidato, Amaro Neto já disse que vai disputar o Senado Federal, podendo complicar os planos de Paulo Hartung, caso o mesmo dispute o Senado, do contrário, seguiria na disputa sem maiores problemas.

Mas, até 07 de abril, o jogo segue embolado, com a maioria dos players governistas aguardando a decisão do governador Paulo Hartung.



Da redação do Capixabão


Tags:



Publicidade