Montanha

Ações realizadas para atender às solicitações da população - Serviço de qualidade

Serviço de qualidade Ações realizadas para atender às solicitações da população

Confira as ações realizadas pela Prefeitura de Marechal Floriano em 2017.

A Prefeitura de Marechal Floriano trabalhou muito durante o ano de 2017 para oferecer à população florianense serviços de qualidade, em todos os setores. O prefeito Cacau Lorenzoni afirma que "a casa foi arrumada" e que o município fechou o ano com as contas em dia.

"O País está atravessando um momento de crise muito grande. Mesmo assim, conseguimos manter o equilíbrio nas contas do nosso município e, com os recursos que tivemos neste primeiro ano de gestão, fizemos investimentos em várias áreas para atender às solicitações do povo de Marechal Floriano", destacou o prefeito.

Por isso, a prefeitura preparou um pequeno resumo com algumas ações desenvolvidas pelas secretarias municipais durante o primeiro ano desta administração.

AGRICULTURA
Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Agricultura realizou ações como a Campanha Campo Limpo, dias de campo do Inhame, Cultura da Videira, Piscicultura, Banana, Café Arábica, Ponkan, entre outros. Participação nos programas AgroLegal e Reflorestar, além de vários cursos oferecidos a produtores rurais e à comunidade em parceria com o INCAPER e com o SENAR.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos promoveu dezenas de atividades e centenas de atendimentos feitos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Festa das Mães para os Grupos de 3ª Idade, palestras nas escolas sobre o Abuso e a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Conferência Municipal de Assistência Social.

CONTROLE INTERNO

A Secretaria Municipal de Controle Interno divulgou os dados da prefeitura no Portal da Transparência e fez a avaliação de 2017 subir 34,3% em comparação à avaliação de 2015.

A Prefeitura de Marechal Floriano deu um salto da 43º posição em 2015 (nota 44,2%) para a 32º posição em 2017 (nota 78,5%) na Auditoria de Conformidade de Transparência Ativa realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) nas prefeituras e câmaras municipais, entre 01/08/2017 a 29/11/2017 que teve o objetivo de monitorar as determinações e recomendações expedidas após a fiscalização de 2015 sobre o tema.

O Portal da Transparência do município de Marechal Floriano alcançou a nota de 78,5%, aumentando em 34,3% sua eficácia, através de publicações inseridas pela administração atual.

CULTURA E TURISMO
O ano de 2017 foi bastante movimentado para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o aumento dos investimentos no setor. Além de promover ações, a secretaria ainda apoiou diversos eventos no município. Entre eles estão o Passeio Ciclístico do Dia da Mulher, a Páscoa e a peça teatral "A Paixão de Cristo", o Festival Gastronômico Receitas de Família, a 5ª Caminhada das Orquídeas, o X Encontro da Cultura Italiana de Araguaia, a 6ª Noite Alemã (Santa Maria de Marechal), o Curso de Bauernmalerei (a Pintura Campestre Alemã), a reforma da Estação (Sede), a maior festa do município, a Italemanha 2017 e, para encerrar, o Natal Luz.

EDUCAÇÃO E ESPORTES
A área da Educação apresentou grandes avanços em Marechal Floriano neste primeiro ano de gestão. Os destaques são para a assinatura do Pacto pela Educação, o Convênio do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola, Encontro Pedagógico de Professores, 3ª Olimpíada Florianense de Matemática (OFMAT) e Programa Agrinho.

A Diretoria Municipal de Esportes promoveu vários eventos. Entre eles estão a Copa de Inverno de Basquete, o Campeonato Intermunicipal de Futebol – Categorias Aspirante, Titular e Master, o Campeonato Municipal de Futsal, o Campeonato de Bocha, a Copa Carlos Germano, a Arena de Inverno, o Enduro das Montanhas, além de trabalhar com o Projeto Campões do Futuro, com várias modalidades esportivas, entre elas a Ginástica Rítmica.

MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos trabalhou em ações realizadas no Dia do Meio Ambiente e no Dia da Árvore. Além disso, contou com participações e representações importantes nas reuniões do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu.

OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
As ações da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos podem ser vistas diariamente na sede e nas comunidades do interior. Entre elas se destacam as obras de paisagismo do Rio Jucu, o Parquinho, calçamento de dezenas de ruas na sede e no interior, coleta de lixo e coleta seletiva de resíduos.

INTERIOR E TRANSPORTES
A Secretaria Municipal de Interior e Transportes vem desenvolvendo o trabalho constante de manutenção das estradas vicinais do município. As estradas precisam estar em boas condições para o escoamento da produção agrícola, trânsito de ônibus escolares e de passageiros, além de facilitar o deslocamento de moradores. A retirada de barreiras e a tapagem de buracos também são trabalhos realizados pela secretaria.

SAÚDE
A área da Saúde mereceu bastante atenção da atual gestão. A Secretaria Municipal de Saúde promoveu ações para grupos da Terceira Idade em várias unidades de Saúde, campanhas de vacinação, capacitação de profissionais para o Sistema de Vacinação, Programa Melhoria de Qualidade, Programa contra o Tabagismo, vacinação nas escolas e no comércio, entre outros importantes trabalhos realizados por profissionais desse setor.

Vale ressaltar que todas as secretarias municipais já possuem várias ações planejadas e que serão colocadas em prática durante o ano de 2018, visando a melhoria dos serviços oferecidos à população de Marechal Floriano.



(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano / Fotos: Ana Paula Mill, Tricia de Andrade e Secretaria de Interior e Transportes)


Tags:



Publicidade