Anchieta

Começa temporada de Defeso do Caranguejo - Meio Ambiente

Meio Ambiente Começa temporada de Defeso do Caranguejo

De janeiro a março irão acontecer três períodos de defeso

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), informa sobre o período de defeso do caranguejo Uçá. Começa no próximo dia 18 e vai até o dia 25 a primeira temporada de 2018 da andada dos crustáceos. Nesse período fica proibida a captura, transporte, armazenamento e a comercialização do animal.

O defeso do caranguejo é necessário para garantir a reprodução dos crustáceos e a manutenção dos manguezais e todo estuário responsável pela renovação da fauna marinha. De acordo a secretária de Meio Ambiente, Jéssica Martins, nenhuma ação de interferência será permitida entre os meses de janeiro e março, como captura, manutenção em cativeiro, beneficiamento e comercialização da espécie.

Conforme técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, nesse período de andada é que os caranguejos se reproduzem.

A Secretaria informa que durante a andada será realizada uma intensa fiscalização, com rondas diárias (diurnas e noturnas) pela equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. "Iremos ainda contar com o apoio da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)", disse.

Martins informa ainda que serão realizadas campanhas itinerantes de educação ambiental nestes períodos, a fim de sensibilizar e informar à população e aos catadores sobre a importância do defeso para a existência da espécie.

Legislação

O defeso do Caranguejo-Uçá (Ucides cordatus), está previsto para ocorrer nesses períodos, época em que o animal se reproduz. Portanto, nestas datas, conforme Portaria 019 – R 2017 do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), fica proibida a captura, a manutenção em cativeiro, como também o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos indivíduos do Caranguejo-Uçá.

Períodos de Defeso:

1º Período – 18/01 a 25/01
2º Período – 17/02 a 24/02
3º período – 19/03 a 26/03

Disque denúncia:

28 3536-1867 – Secretaria Municipal de Meio Ambiente

28 3536-1355 – Guarda Municipal


Tags:



Publicidade