Colatina

Hospital Estadual Silvio Avidos terá o dobro de leitos - Investimentos no ES

Investimentos no ES Hospital Estadual Silvio Avidos terá o dobro de leitos

A população do Noroeste capixaba contará com mais leitos e serviços de saúde na própria região. O Hospital Estadual Silvio Avidos, em Colatina, terá sua capacidade de atendimento dobrada e contará com 293 leitos, sendo 40 de UTI, e uma área construída de 10.878m². Hoje, o Hospital conta com 136 leitos, sendo 16 de UTI, e uma área construída de 4.075m².

Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dá mais um passo para a regionalização do atendimento, diminuindo o deslocamento em busca de serviços na Grande Vitória e garantindo o atendimento mais perto de casa.

As mudanças na unidade hospitalar foram anunciadas na manhã desta terça-feira (16), pelo governador em exercício, César Colnago, e secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, que contou com a presença de prefeitos e secretários de saúde dos municípios da região Noroeste; do presidente da Comissão de Saúde, deputado dr. Hércules; da presidente do Conselho Estadual de Saúde, Joseni Valim de Araújo; diretores de hospitais estaduais e demais autoridades.

"O Hospital Silvio Avidos sempre foi referência para a saúde capixaba, e já não suporta mais o movimento que tem. Precisamos melhorar a saúde de forma descentralizada. Em breve teremos um novo hospital e de forma simples, ágil e legal. Um modelo inovador e em um curto período de tempo. Esse hospital amplia não apenas a oferta de vagas, mas a oferta de empregos para a região", afirmou Colnago.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, a atual estrutura não suporta mais o crescimento e a demanda que existe na região, e destacou que as mudanças na unidade serão possíveis graças ao processo de seleção da proposta de ampliação da unidade. "Para iniciar um processo do zero, comprar um terreno, fazer um projeto e construir, provavelmente seriam entre seis a oito anos, tamanho é a burocracia que temos aqui. Como temos uma demanda muito grande e temos que nos preocupar em atender a esta demanda o mais rápido possível, vamos utilizar o chamamento público, que é um processo simples, ágil e transparente. Se tudo der certo, vamos colocar esse hospital para funcionar até o final do ano. Isso aqui é melhora para o usuário do SUS. Essa é a proposta que estou fazendo, independente de qualquer partido. Temos que colocar como prioridade aqui é o interesse do usuário do SUS", frisou.

O secretário explicou que o edital para a chamada pública será publicado nesta quarta-feira (17), no Diário Oficial, e, a partir de então, os empreendedores terão 15 dias para apresentar uma proposta atendendo as condições do edital, que deve ser comprovada de acordo com os documentos solicitados. A proposta, segundo Oliveira, será analisada tecnicamente pela Sesa e depois financeiramente pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Após a escolha da melhor proposta, o empreendedor terá oito meses para apresentar o projeto e entregar a construção.

"Por isso estamos pedindo um imóvel pronto, conforme o termo de referência. Não estamos começando do zero. Queremos saber primeiro se o mercado tem algum imóvel pronto, nas condições que especificamos no edital. Se tiver, ele terá que fazer a reforma, custear a reforma e nos entregar um hospital em oito meses. Acreditamos que isso é viável", destacou.

Durante a solenidade, o governador em exercício, César Colnago, destacou a urgência que é a ampliação do Hospital Silvio Avidos. "O Hospital Silvio Avidos sempre foi referência para na saúde capixaba, e já não suporta mais o movimento que tem. Precisamos melhorar a saúde de forma descentralizada. Assim, em breve teremos um novo hospital e de forma simples, ágil e legal. Um modelo inovador e em um curto período de tempo. Esse hospital amplia não apenas a oferta de vagas, mas a oferta de empregos para a região."

Segundo o prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, a ampliação da unidade hospitalar no município é de grande importância para a população da região. "Momento histórico para o nosso município. É de suma importância ver essa melhoria para nossa população. Basta observar os números. Vamos dobrar o número de leitos para atendimento", disse o prefeito.

O Hospital Estadual Silvio Avidos tem 68 anos e é referência em atendimentos de urgência e emergência para 17 municípios na região Noroeste, e atende uma área com mais de 650 mil habitantes.

AMPLIAÇÃO

 

ATUAL

NOVO

Leitos

136, sendo 16 de UTI 

293, sendo 40 de UTI

Média atendimento pronto-socorro

85.000/ano

112.300/ano

Média internações

6.175/ano

15.690/ano

Média cirurgias

4.000/ano

8.194/ano

Médica exames laboratoriais

166.226/ano

216.394/ano

Profissionais

435

1.012

Área construída

4.075m²

10.878 m²

CHAMADA PÚBLICA

O primeiro passo para esta melhoria é a realização de uma Chamada Pública para aluguel de imóvel. A chamada pública para locação de imóvel será publicada nesta quarta-feira (17), no Diário Oficial do Espírito Santo.

Os próximos passos para alugar o imóvel são:

1)      Visita da equipe de engenharia da Sesa em todos os imóveis que apresentaram proposta, com objetivo de verificar se os mesmos atendem ao que foi solicitado no chamamento público.

2)      Elaboração do relatório e validação das propostas, indicando quais empresas atendem ao solicitado.

3)      Encaminhamento do processo para a Comissão de Avaliação Imobiliária, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), para avaliação do preço de mercado do imóvel e emissão do parecer da Seger.

4)      Parecer da Procuradoria-Geral do Estado sobre a legalidade do processo.

5)       Homologação e adjudicação pela Secretaria de Estado da Saúde, com a eventual empresa vencedora.

6)      Formação de Comissão do Governo com a empresa para discussão e validação do preço e do anteprojeto.

7)      Após a apresentação e a aprovação do projeto, será assinado o contrato.

9)     Após a assinatura do contrato de locação, o locador terá oito meses para entregar o imóvel.



Tags:



Publicidade