Espírito Santo

Participe do Concurso Rainha da Sommerfest 2018 - Imigração Alemã

Imigração Alemã Participe do Concurso Rainha da Sommerfest 2018

Resgatando a tradição dos primeiros festivais

A Secretaria de Cultura e Turismo de Domingos Martins iniciou as inscrições gratuitas na segunda-feira (8), para o Concurso Rainha da XXIX Sommerfest – Festival da Imigração Alemã. A seleção será no próximo dia 25 (Quinta-Feira), às 20 horas, na Praça Dr. Arthur Gerhardt e elegerá, além da soberana, primeira e segunda princesas.

As inscrições seguem até o dia 17 e devem ser feitas na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (antigo Hotel Imperador), das 8h às 15h. Resgatando a tradição dos primeiros Festivais da Imigração Alemã, a Prefeitura decidiu realizar somente o concurso feminino adulto, não promovendo a eleição para reis e príncipes.

Para participar, as candidatas devem ter idade entre 16 e 26 anos, completos até o dia 23 de janeiro de 2018; ter descendência germânica comprovada por meio de Certidão de Nascimento própria, dos pais ou dos avós; ser residente do município de Domingos Martins; apresentar estado civil solteira e não ter filhos.

Outros requisitos são: estar matriculada no Ensino Fundamental, Médio, EJA ou ser graduada e frequentando as aulas; residir no município de Domingos Martins há pelo menos dois anos; ter boa conduta, apresentar padrões de comportamento e relacionamento condizentes ao título almejado; não estar respondendo por nenhum processo de ordem civil e criminal; gozar de boa saúde; e não ter sido eleita Rainha da Sommerfest nos três concursos anteriores. Acesse o regulamento completo aqui.

Não há restrições quanto à participação de candidatas que tenham parentesco com algum membro da comissão ou da diretória, assim como raça ou credo religioso. Não será permitida a participação de candidatas que em algum momento tenham sido fotografadas ou filmadas totalmente despidas, expondo partes íntimas e/ou atos libidinosos.

Considerando a logística e tempo disponível para o evento, a Comissão Organizadora determina que será aceita a participação de no máximo dez candidatas para o concurso, por ordem de comparecimento para inscrição.

O corpo de jurados será escolhido pela Comissão Organizadora, sendo constituído por um número ímpar de pessoas que não residam no município de Domingos Martins. Os critérios para a escolha da rainha e das princesas serão representatividade, postura e desenvoltura na passarela, conhecimento da cultura alemã em Domingos Martins, beleza e elegância, e simpatia.

Uma vez eleitas, rainha e princesas deverão participar de toda a programação da 29ª Sommerfest, tais como ensaios, entrevistas e reuniões. Além disso, as vencedoras deverão estar, sempre que forem requeridas, à disposição para viagens e participações em festas, feiras, eventos, confraternizações e demais trabalhos que o cargo impõe no período de fevereiro 2018 até a próxima eleição, durante a 30ª Sommerfest.

As despesas com transporte, alimentação, trajes e produção (penteados, maquiagem, acessórios, tratamentos estéticos), serão de responsabilidade das candidatas e/ou seus patrocinadores, destacando que o uso do traje típico definido pela comissão é obrigatório em todos os dias do evento.

Ainda mais cultural

O Festival da Imigração Alemã será entre os dias 25 e 28 deste mês. Uma das mais tradicionais celebrações da cultura alemã do Espírito Santo chega à sua vigésima nona edição com formato ainda mais cultural e com mudanças importantes na programação.

Amanhã (9) a Secretaria de Cultura e Turismo vai promover uma reunião aberta a toda a comunidade para apresentar a Sommerfest 2018. O encontro será às 18 horas, no auditório do Centro Cultural Imperador (antigo Hotel Imperador).

Para este ano, a Prefeitura decidiu reformatar toda a programação do evento, adotando novos horários para início e término das atividades, e priorizando ainda mais as atrações culturais como a eleição da Rainha da Sommerfest, o Concurso do Lenhador, os grupos de danças folclóricas e de música, a gastronomia típica e o Desfile Cultural.

A maior parte da programação será composta por atrações locais e regionais e será realizada durante o dia. À noite as atividades serão encerrados à 00 hora. As atrações de música e dança serão apresentadas no coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt e na Rua de Lazer, não haverá palco principal nesta edição.

Outra mudança importante nesta edição de 2018 está relacionada ao Desfile Cultural. Tradicionalmente realizado no domingo de manhã, o cortejo festivo será a principal atração do sábado (27), às 17 horas.

A mudança do dia e do horário foi um pedido da comunidade, aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura de Domingos Martins. Dentro do novo formato proposto pela organização do evento, o Desfile Cultural se torna a principal atração da Sommerfest, merece lugar ainda maior de destaque. É o ponto alto da festa, por isso a organização do evento decidiu colocá-lo em dia e horário nobre, com maior presença de público.

Vila Cultural Alemã

A Secretaria de Cultura e Turismo também prepara mais um atrativo para a Sommerfest 2018. Toda a área da Vila do Papai Noel, em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt, será transformada na Vila Cultural Alemã. O local ganhará decoração temática e abrigará estandes para a comercialização de artesanatos, comidas e bebidas típicas e souvenirs, entre outros. A "Casa em estilo Enxaimel" será cedida para o Grupo de Danças Bergfreunde de Campinho também para comercialização de produtos.

Para entrar no clima, literalmente, o público poderá tirar fotos, com trajes, em um cenário temático antigo. A Vila Cultural Alemã também será o palco do divertido Concurso do Lenhador, onde são representados os costumes dos primeiros imigrantes na luta pelo sustento. O concurso elege os mais rápidos no corte de madeira com grupião e machado. Todos podem participar, avançam para a etapa final aqueles que cortarem a madeira em menos tempo.

Programe-se!

29ª Sommerfest – Festival da Imigração Alemã

Data: 25 a 28 de janeiro
Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt

Inscrições para o Concurso Rainha da XXIX Sommerfest – Festival da Imigração Alemã

Data: 8 a 17 de janeiro
Horário: 8h às 15h
Local: Secretaria de Cultura e Turismo (antigo Hotel Imperador)

Concurso Rainha da XXIX Sommerfest – Festival da Imigração Alemã
Data: 25 de janeiro
Horário: 20h
Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt, centro, Domingos Martins


Tags:



Publicidade