Viana

Fé e história são atrativos turísticos em Viana - Circuito Religioso

Circuito Religioso Fé e história são atrativos turísticos em Viana

Fé e história caminham de mãos dadas em Viana. As igrejas centenárias contam a história do município e mostram a religiosidade do vianense que é passada de geração em geração. As construções, que fazem parte do Circuito Religioso, do Catálogo dos Circuitos Turísticos de Viana, são visitas ideais para o turista que gosta de ter uma aula de história enquanto conhece novos locais e que, também, não abre mão de ter um momento de fé e devoção.


Conheça o Circuito Religioso de Viana:

Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede

Um dos cartões postais de Viana traz muita história, religiosidade e arquitetura. Trata-se da Igreja Nossa Senhora da Conceição, situada em Viana Sede e construída entre 1815 a 1817 pelos colonos açorianos, responsáveis pela fundação do município. Foram eles, inclusive, que trouxeram, em 1843, a imagem de Nossa Senhora da Conceição que, até hoje, está no local.

O monumento em homenagem à padroeira da cidade tem uma arquitetura barroca e foi tombada em 1983 como patrimônio histórico e artístico do Estado. As celebrações são realizadas aos domingos às 7h30 e às 19h30 e, às quartas-feiras, às 19h30. As visitações fora desses horários devem ser agendadas pelo telefone 3255-1237.

Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba

Outra construção que conta um pouco da história vianense é a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba. Ela foi construída pelos jesuítas no século XVII e fazia parte da antiga fazenda Araçatiba, composta por residências, engenhos, senzalas e oficinas. A igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e se tornou patrimônio cultural brasileiro.

O templo recebe celebrações às quartas, quintas-feiras e aos domingos, sempre às 19 horas. Visitações fora desses dias devem ser agendadas, por meio do telefone (27) 3255-1237.

Igreja São Sebastião, em Pedra da Mulata

No próximo dia 20, é comemorado o Dia de São Sebastião, intercessor contra as epidemias. E, em Viana, uma igreja foi fundada no início do século XX em honra ao santo. Trata-se da Igreja de São Sebastião, na Pedra da Mulata, zona rural do município.
No ano de 1917, houve um surto de varíola na região. Os moradores fizeram uma promessa para que o santo os livrassem da doença. A graça foi alcançada e o templo foi construído e consagrado à São Sebastião.

Mais informações para visitação: 3255-1237

Igreja São Pedro

A Igreja de São Pedro é mais nova, foi fundada em 1954, mas já carrega em sua história a devoção de um povo a um santo. Está localizada em São Paulo de Viana, zona rural de Viana.

Igreja Nossa Senhora de Belém - Ruínas, em Jucu

Construída por jesuítas no século XVII, a Igreja Nossa Senhora de Belém possuí uma arquitetura típica das igrejas das fazendas do ciclo da cana-de-açúcar. Faz parte do conjunto de edifícios da antiga fazenda Araçatiba.

Em 1880, um incêndio destruiu parte dela. Em novembro de 1993, o Conselho Estadual de Cultura tombou as ruínas da igreja.

Em 2014, a Prefeitura de Viana pavimentou o acesso ao monumento e implantou paisagismo no entorno. O local é aberto à visitação 24 horas por dia. Está localizado em Jucu, com acesso pela BR 101.

Circuitos Turísticos: No Catálogo Fotográfico, que está na versão impressa e online, cinco circuitos turísticos apontam os caminhos da cultura e lazer em Viana. No Circuito Religioso, o turista poderá conhecer igrejas centenárias como a de Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede; a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba e outras que mostram a cultura religiosa que é transmitida de geração a geração.

Quem curte esportes radicais, mas não abre mão de uma bela paisagem, não pode deixar de conferir as opções que Viana oferece no Circuito Aventura. No município, há pontos como Rio Jucu e Rampa do Urubu que são locais cheios de adrenalina para os mais aventureiros.

Entre uma visita e outra, o turista poderá saborear aquela comidinha caseira e até degustar uma cerveja artesanal. O Circuito Gastronômico mostra locais de dar água na boca!

O empreendedorismo é forte em Viana. As delícias caseiras e aconchegantes pousadas que geram emprego e renda para diversas famílias fazem parte do Circuito de Agronegócio.

Além de todos esses atrativos, a cidade, que é Portal das Montanhas, também respira cultura. Locais como a Casa da Cultura e a Estação Ferroviária promovem o encontro entre passado, o presente e o futuro e fazem parte do Circuito Cultural.


Versão online

O catálogo também pode ser acessado no endereço www.circuitosviana.com.br



Tags:



Publicidade