Iúna

Reduzem cota para eventos em municipio - Vereadores

Vereadores Reduzem cota para eventos em municipio

O município de Iúna terá menos recursos para a realização de eventos culturais, turísticos e esportivos este ano. O valor destinado no Orçamento municipal 2018 é de R$ 50 mil, quase 90% a menos comparado aos recursos de 2017, que foram de R$ 400 mil.

Essa diminuição se deve a mudanças feitas na peça orçamentária enviada pela prefeitura para a Câmara. Os vereadores fizeram emendas à matéria original, algumas realocando recursos destinados à Secretaria de Cultura. O prefeito, Coronel Weliton Virgilio Pereira vetou as alterações mas o veto foi derrubado por sete votos a um, na 3ª Sessão Extraordinária, realizada no último dia 27 de dezembro.

Coronel Weliton afirma que o que foi sugerido pelos vereadores já estava presente no orçamento 2018.  "Foram apresentadas emendas em cima de ações que já estavam previstas pela Administração. Foi uma sobreposição. Foram tirados recursos da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte e relocando para atividades que já estavam previstas no nosso próprio planejamento. Em virtude dessa situação, vetamos as emendas. Posteriormente, o veto foi derrubado, o que é totalmente legal e constitucional", explicou o prefeito.



BUROCRACIA

A secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Iúna, Iolanda Benta de Almeida Vial, conta que será necessário um novo planejamento para os eventos deste ano. "Vamos ter que segurar muitas coisas. Por exemplo, na área do Turismo, em 2017, conseguimos várias consultorias em parceria com o Sebrae e Senar, em que precisamos dar uma contrapartida. Isso deu uma alavancada no turismo do município muito grande. Outro impacto é que os eventos fomentam o comércio local. Tivemos eventos, como o Festival de Café e Cultura e o Iúna Motofest que lotaram os hotéis da cidade", acrescentou.

Iolanda ainda explicou que com a mudança no orçamento, a realização dos eventos passa a ser mais burocrática. "Como não temos orçamento, teremos que montar todo um projeto, encaminhar para o prefeito para aprovação. Esse projeto tem que passar pela Procuradoria, para que seja feita uma mensagem, e enviado para a Câmara para os vereadores aprovarem ou não a realização", esclarece.

A mudança não afeta apenas os eventos organizados pela Prefeitura, mas também aqueles que são feitos por associações e contam com o apoio da administração municipal como as festas do Carro de Boi e das Mulheres Sertanejas. "Agora, para apoiar esses grandes eventos do município, o caminho se tornou muito mais longo", salienta Iolanda. "Em momento algum nós somos contra a nenhuma dessas obras propostas pelas emendas. Elas também fazem parte da prioridade da comunidade iunense", concluiu a secretária.

 

 



Tags:



Publicidade