Aracruz

Aulas de Yoga gratuitas na Casa da Cultura - Participe

Participe Aulas de Yoga gratuitas na Casa da Cultura

Os alongamentos serão na linha da Hatha Yoga - técnica que envolve a prática de posturas físicas e de respiração


Toda segunda e quarta é dia de relaxar com exercícios de ioga, na Casa da Cultura. As aulas foram retomadas esta semana e acontecem sempre a partir das 18h. Os alongamentos são abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

O participante deve levar água e colchonete para a prática dos exercícios e utilizar roupas leves e confortáveis. "Além do relaxamento, a ioga ajuda a corrigir postura, dá mais energia ao corpo, aumenta a flexibilidade e fortalece os músculos", explicou a instrutora, Nadja Angra Godoi.

Ainda segundo a instrutora, os alongamentos serão na linha da Hatha Ioga - técnica que envolve a prática de posturas físicas e de respiração. "Os exercícios imitam movimentos de animais e envolvem concentração e equilíbrio do corpo e da mente", afirma. 


Hatha Yoga

Você tem interesse por Hatha Yoga? Sabe o que é? Vamos começar pela definição de Hatha: Ha significa sol e é representado pelo sol do seu corpo, a sua alma. Tha significa lua, que representa a sua consciência, a sua mente. Então o Hatha Yoga é a busca do equilíbrio entre as forças solar e lunar, respectivamente masculina e feminina. Isto é conseguido através da união da mente com a alma.

Uma das características do Hatha Yoga é a plena atenção na ação. Ou seja, se você está fazendo um asana (postura física) deve estar totalmente presente em todas as fases, que são: entrada, permanência e saída. Se você está praticando um pranayama (exercício respiratório) deve-se estar com plena atenção à respiração.

Hatha Yoga é uma linha muito centrada no trabalho de corpo, dá-se muita atenção ao correto alinhamento corporal durante o asana. Com o alinhamento quebram-se padrões corporais, que quebram padrões emocionais, que quebram padrões comportamentais. Todas essas quebras de padrões se dão porque se o corpo físico está alinhado com precisão, nossa respiração está alinhada com a mesma precisão, então a mente, as emoções e os sentidos entram em equilíbrio. A medida que o praticante de Hatha Yoga progride, ele se torna consciente de como os sentidos, a mente e a respiração devem ser utilizados para alinhar o corpo. Quer entender melhor? É bem simples, o objetivo é fazer o asana com o máximo de inteligência e amor. Traga a inteligência da tua mente até a energia do teu coração e deixe que a união dos dois te guie.

Não existe uma idade certa para se começar, crianças podem e devem praticar (existem instrutores especializados em dar aulas para pequenos). Qualquer um pode fazer Hatha Yoga, não importa a idade ou sexo.



Serviço:

AULAS DE IOGA
Quando: Segundas e quartas-feiras, 18h
Onde: Casa da Cultura (Rua Quintino Loureiro, Nº 234, Centro de Aracruz/ES)

Inscrições: Segunda a sexta das 12:00 às 18:00 horas


Tags:



Publicidade