Água Doce do Norte

Detran|ES divulga calendário do Licenciamento e Seguro DPVAT - Licenciamento

Licenciamento Detran|ES divulga calendário do Licenciamento e Seguro DPVAT

Os proprietários de veículos devem ficar atentos. A partir deste ano, os boletos referentes ao Licenciamento, Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não serão enviados para a residência do proprietário. Os boletos já estão disponíveis para impressão na internet, no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), no endereço www.detran.es.gov.br.

As datas de pagamento continuam sendo definidas de acordo com os números finais da placa do veículo, o calendário de pagamento foi divulgado no Diário Oficial de segunda-feira (08). Os pagamentos das taxas de caminhões, ônibus e micro-ônibus têm início no mês de março, os veículos leves, têm vencimentos a partir do mês de abril.

Os proprietários de automóveis, motocicletas, caminhonetas e utilitários que optarem pelo pagamento da cota única do IPVA – que dá direito a desconto de 5% neste imposto, e também os veículos isentos de IPVA – deverão quitar o licenciamento nos meses de abril e maio, de acordo com os finais das placas, quitando o Imposto e o Licenciamento juntos.

Para os que preferirem parcelar o pagamento do IPVA, o pagamento do licenciamento poderá ser feito junto com a quarta e última cota do Imposto, nos meses de julho e agosto, de acordo com os dois números finais da placa do veículo.

Já o calendário de vencimento do licenciamento para caminhões, ônibus e micro-ônibus vai de março a julho para os proprietários que optarem pelo pagamento da cota única do IPVA, com 5% de desconto, e veículos isentos, e vai de abril a agosto para os que optarem pelo parcelamento do IPVA, seguindo as datas de acordo com os números da placa.

O licenciamento é uma permissão para trafegar em vias públicas com o veículo, sendo comprovado por meio do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), e todos os veículos devem renovar o licenciamento anualmente, com o recolhimento de impostos, taxas e multas devidas pelo proprietário.


Endereço atualizado

Os boletos para o pagamento do IPVA e do Licenciamento Anual não serão entregues aos contribuintes pelos Correios este ano. Contudo, o documento do veículo é enviado para o endereço cadastrado no Detran|ES e, por isso, o diretor de Habilitação e Veículos, José Eduardo de Souza Oliveira alerta para a importância de todos os proprietários de veículos manterem seu endereço atualizado junto ao órgão. "O proprietário deve atualizar seu endereço no Detran|ES toda vez que mudar de residência. Isso porque se o órgão não é comunicado, não tem como o documento chegar às mãos do cidadão. Só com o endereço correto é possível o contato entre o órgão de trânsito e o proprietário do veículo", destacou.

Confira aqui o calendário de licenciamento 2018.


Tags:



Publicidade