Espírito Santo

100 diretores escolares eleitos tomam posse - Educação

Educação 100 diretores escolares eleitos tomam posse

Os 100 diretores eleitos em outubro de 2017 para gerir as unidades de ensino de Vitória no triênio 2018-2021 tomaram posse na noite desta sexta-feira (5), em cerimônia realizada no auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira.

Eles cuidarão da gestão das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). O momento é considerado uma verdadeira celebração à democracia e à gestão compartilhada, já que a eleição é direta e envolve toda a comunidade escolar, incluindo magistério, servidores, pais e alunos.

O diretores foram diplomados pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que destacou que a administração municipal trabalha para governar horizontalmente com os diretores e com toda a comunidade. "Quando a gente vê Vitória recebendo prêmio de excelência em Educação é porque temos o melhor sistema do país. Quando elegemos diretores de forma direta com voto de 45 mil eleitores, temos mais votantes do que 2/3 das cidades do Estado. As comunidades escolares participaram intensamente do processo, de forma organizada e feliz. Nós somos a sede das cidades educadoras no País porque aqui Educação é prioridade".

Já a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, disse que a eleição dos diretores materializa o processo democrático de gestão compartilhada de Vitória. "Gostaria de agradecer ao prefeito pela forma corajosa como ele conduz os movimentos da Educação na cidade e pelo cuidado especial com nossa pasta. Também não poderia deixar de registrar a importância dos diretores que hoje estão saindo do ciclo de gestão pela dedicação às escolas e pela belíssima contribuição prestada à Educação".


Responsabilidade


A secretária também lembrou o ótimo trabalho realizado pelas comissões eleitorais no processo de escolha dos diretores, que ocorreu no dia 18 de outubro. "Nós acreditamos que escola pública se faz com envolvimento da comunidade. Por isso, a eleição direta dos diretores é tão significativa. Os diretores terão em sua gestão a oportunidade de compartilhar com todos, por meio do Conselho de Escola, as decisões e ações relativas ao dia a dia das unidades de ensino. A cidade de Vitória entrega a esse grupo de diretores uma grande responsabilidade, que é auxiliar na construção do projeto de vida de cada um dos 50 mil estudantes da rede. A escola existe para servir aos estudantes e à cidade".


Recursos

Os diretores eleitos já iniciam a nova gestão com recurso em caixa. Todas as unidades da rede municipal de ensino de Vitória terão nas contas dos Conselhos de Escola uma verba para pequenos reparos e manutenção correspondente a R$ 15 mil para cada Emef e Cmei.

A secretária de Educação também afirmou que estão sendo antecipados recursos para custeio dos meses de janeiro e fevereiro, no valor de R$ 8,00 por aluno, para aquisição de alguns materiais específicos, de acordo com o projeto pedagógico da unidade, já que a Secretaria de Educação adquire e entrega os demais materiais (a maior parte) didáticos, pedagógicos, de escritório, gêneros alimentícios, de limpeza, entre outros.


Eleição

No pleito de outubro, chamou a atenção o número alto de eleitores. Cerca de 45,6 mil votantes participaram das eleições, entre alunos a partir do 1° ano do ensino fundamental, pais, magistério, servidores e comunidade. O total é bem superior aos cerca de 30 mil registrados na última eleição.

Entre os escolhidos pelas comunidades escolares, 65% foram reeleitos e daram continuidade à gestão da escola.

A eleição direta para gestores das unidades de ensino foi implantada em Vitória em 1992, constituindo-se em importante elemento de gestão democrática e configurando-se como fator de mobilização da comunidade escolar para com a escola.

O colégio eleitoral para eleição dos gestores é composto por todos os professores, servidores que atuam na unidade de ensino, todos os pais de alunos, alunos com idade a partir de 6 anos que estudam na unidade, além de um representante da comunidade local.

O pleito aconteceu com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), que disponibilizou as urnas eletrônicas utilizadas no processo.





Tags:



Publicidade