Itapemirim

Prefeitura trabalha para resolver problema - Alagamento

Alagamento Prefeitura trabalha para resolver problema

Moradores relatam que há cinco anos o nível da água da lagoa vem subindo e com as chuvas dos últimos meses começou a transbordar inundando diversas residências do seu entorno.

Após laudo da Defesa Civil do município e autorização da secretaria de Meio Ambiente, por ser uma área de preservação ambiental, a secretaria de Serviços Urbanos montou uma força tarefa para solucionar o problema e devolver a tranquilidade aos moradores.

Segundo a superintendente de Serviços Urbanos, Grazielle Candal, a situação é complexa, pois a manilha que dá vazão à lagoa estava totalmente obstruída, impossibilitando que a água seguisse seu curso até o valão do CAIC, no bairro Filemon Tenório, na Barra do Itapemirim.

"Limpamos a manilha da lagoa, porém toda a extensão da galeria encontra-se obstruída. Nesse momento estamos buscando os pontos críticos para fazer a limpeza. Estamos encontrando muita dificuldade, pois o material de serviços paliativos feitos nas avenidas, como solo brita e saibro se transformaram numa espécie de concreto nas galerias, sendo difícil fazer a remoção", explicou Grazielle Candal.

Para a realização dos serviços, o setor precisou abrir algumas ruas, causando transtornos para alguns moradores, como é o caso da rua Colibris, no Bairro Acapulco, onde um trecho de manilha precisará ser substituída.

Thiago Almeida Rosa, morador há mais de 20 anos em Acapulco, relata que mesmo trazendo transtornos é um trabalho necessário. "Espero, ainda que o problema da Lagoa do Meio seja resolvido, pois vai ser bom para todo mundo.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Antônio, há mais de dez anos não é realizada manutenção nas galerias, o que contribuiu para o aumento dos problemas enfrentados hoje pelo município. "Estamos empenhados em solucionar esse problema. Temos o aval do prefeito Tininho Batista para fazer o que for necessário para devolver a tranquilidade aos moradores próximos à Lagoa do Meio e manter a sua preservação para as gerações futuras" disse.

A secretaria de Serviços Urbanos pede a compreensão da população, pois a intervenção é de longo prazo, e a orientação, por questão de segurança, é que os moradores fiquem atentos às sinalizações nos trechos em obras.


Tags:



Publicidade