Guarapari

Artesãs vianenses expõem na Feira de Guarapari - Arte

Arte Artesãs vianenses expõem na Feira de Guarapari

As artesãs de Viana estão participando da XVI Feira Interestadual de Negócios do Artesanato de Guarapari. A feira vai até o próximo dia 21 deste mês e está sendo realizada na Praça Ciríaco Ramalhete, Cento de Guarapari.

O "passaporte" para ter acesso a feiras como essa veio a partir do momento em que as artesãs fizeram a carteirinha. Depois de passar por uma prova de habilidades, elas receberam a carteira do artesão. Essa carteira confirma que elas são artesãs e que podem expor em qualquer lugar do Estado e até mesmo em feiras nacionais.

Os turistas e moradores que passarem pelo estande de Viana vão encontrar artigos de cama, mesa e banho, incluindo as almofadas decoradas com o trabalho de iconografia de Viana, que mostra em detalhes, por exemplo, o piso da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, trabalho feito pela artesã Maria da Penha Lourenço, a Mariazinha.

A artesã destaca a importância de poder participar dessa feira. "As vendas estão acontecendo, mas independente de vender, nós estamos levando o nome de Viana, mostrando o nosso trabalho para os turistas e moradores de Guarapari e também, trocando experiência com essas pessoas que se tornam a nossa família", diz.


Benefícios da carteira

De acordo com o gerente de Cultura Jarbas Rocha é muito importante para as artesãs participarem de feiras de renome. "Um artesão que não tem acesso à feiras como essas, não tem a dimensão do quanto que o artesanato tem valor e que é possível conhecer uma cidade através dos artistas que produzem os trabalhos com beleza e qualidade", destaca.

A feira funciona todos os dias de 17 às 23 horas e a entrada é gratuita.


Tags:



Publicidade