Venda Nova do Imigrante

Governo inaugura estrada entre Venda Nova e Castelo - Caminhos do Campo

Caminhos do Campo Governo inaugura estrada entre Venda Nova e Castelo

Mais uma estrada do Programa Caminhos do Campo foi concluída no Espírito Santo. O trecho que liga as comunidades de Caxixe e Forno Grande, entre Castelo e Venda Nova do Imigrante, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (05). O Governo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), investiu R$ 9,9 milhões. Estavam presentes na solenidade de inauguração o governador Paulo Hartung, o secretário da Agricultura, Octaciano Neto, o prefeito de Venda Nova, Braz Delpupo, e lideranças locais e estaduais.

O trecho possui 12 quilômetros e, além das duas comunidades que dão nome à estrada, a via também beneficiará as comunidades de Braço Sul e Santa Terezinha, que representam juntas uma população de três mil pessoas. As obras haviam sido paralisadas no final de 2014 e foram retomadas em dezembro de 2015.

O governador Paulo Hartung comentou que, entre as diversas obras realizadas pelo Governo no Estado, a modernização desta rodovia, que faz parte do Programa Caminhos do Campo, é uma das que ele mais acompanhou de perto, justificando sua relação pessoal com a região. Hartung destacou ainda que a nova rodovia irá impulsionar a atividade econômica da região, principalmente agricultura e agroturismo.

A Seag fez ainda a entrega de uma escavadeira hidráulica para a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. O investimento para a aquisição do equipamento foi de R$ 278 mil.

"Essa máquina que estamos entregando para a Prefeitura vai ter muita utilidade na região. Além disso, estou muito feliz por entregar uma obra muito bonita e expressiva. Nesta região temos dois Parques, que são o de Pedra Azul e o de Forno Grande. Agora temos duas rotas importantes e podemos distribuir as visitas nestes dois parques que são lindíssimos", analisou o governador.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, ressaltou a importância do Programa Caminhos do Campo na região. "Essa obra foi paralisada no final de 2014, mas retomamos em 2015. Ainda terá uma extensão de quatro trechos que são importantes para a região, e o governador disse que serão feitos".

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Braz Delpupo, agradeceu ao Governo e à Secretaria de Estado da Agricultura pelos investimentos feitos no município. "Além de Castelo, Venda Nova do Imigrante também ganha uma estrada que facilitará a vida dos agricultores. Quando fui vereador, tentei ajudar com o trecho. Mas hoje, vejo o progresso com todos os investimentos, que ajudam toda a população e valorizam ainda mais a beleza do município", disse o prefeito.

O proprietário rural de Caxixe Irineu Peterle, que estava na solenidade, disse que os investimentos feitos pelo Governo do Estado vão ajudar muito a população do distrito. "A entrega da máquina ajudará muito as propriedades rurais em torno da região, que é forte no agroturismo, assim como a estrada rural vai valorizar ainda mais o local", comemorou.

Programa Caminhos do Campo

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O objetivo é adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo.

Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.200 quilômetros de estradas rurais.


Tags:



Publicidade