Conceição da Barra

Governo entrega Unidade Saúde em Conceição da Barra - Saúde da Família

Saúde da Família Governo entrega Unidade Saúde em Conceição da Barra

Aproximadamente seis mil moradores de Conceição da Barra, no Norte capixaba, serão beneficiados com a entrega de uma Unidade Saúde da Família, no bairro Santana. As obras são fruto de um convênio firmado entre Estado e município. O repasse do Governo do Espírito Santo foi de R$ 881 mil.

A nova Unidade possui 600 m² e conta com seis consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 90 lugares e ambientes administrativos e de apoio.

O governador Paulo Hartung explicou que, em sua passagem anterior no Governo do Estado, viabilizou o projeto da Unidade de Saúde de Conceição da Barra e outras 51 unidades em todo Espírito Santo, e lamentou o excesso de burocracia no Poder Público. O governador também alertou a população para a importância de hábitos saudáveis e práticas regulares de atividade esportiva.

"Essa Unidade é a porta de entrada do SUS [Sistema Único de Saúde]. Quando ela funciona resolve 80% da demanda. E quando existe a necessidade de um exame ou de consulta especializada, agora temos a Rede Cuidar na Região [Nova Venécia] para atender a população. O sistema SUS é assim. Descentralizado e hierarquizado para organizar as demandas de acordo com a complexidade e a necessidade específica de cada atendimento.

A Unidade segue um projeto arquitetônico padrão que adota características ecologicamente corretas, como jardim interior e ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e da ventilação naturais. A edificação conta ainda com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

Além de financiar as obras, o mobiliário e equipamentos médico-hospitalares também foram viabilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). São aparelhos como mesas ginecológicas, geladeira, fogão, estantes e armários, no valor de R$ 35 mil.

A cessão do terreno e a contratação de profissionais foram a contrapartida municipal. A parceria do Governo do Estado com os municípios na construção dessas unidades é importante para reduzir a sobrecarga dos leitos hospitalares, já que cerca de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos com uma atenção básica de qualidade.


Tags:



Publicidade