São Mateus

Neste fim de semana Festa de Santos Reis - Cultura

Cultura Neste fim de semana Festa de Santos Reis

As cores e os sons dos grupos de Reis de Boi ganham novamente o bairro Pedra DÁgua, no município de São Mateus. É a tradicional Festa de Santos Reis que será realizada neste sábado (06) e domingo (07), e que vai contar uma rica programação durante os dois dias. Além da presença confirmada de 12 grupos locais, haverá apresentações musicais, procissão, missa e espaço reservado para gastronomia local. A entrada é franca.

A chegada dos Ternos de Reis está programada para sábado, às 14h. Em seguida, às 19h30, acontece uma procissão e missa campal. As apresentações dos grupos começam às 20h30. No domingo, a programação continua com torneio de futebol, sorteios de prêmios e apresentação de capoeira. O evento foi contemplado pelo Funcultura, por meio do Edital 008/2016 - Culturas Populares e Tradicionais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).


Folia de Reis

De origem europeia, esse folguedo de caráter religioso popular está ligado às festividades natalinas da igreja. Em terras brasileiras, a Folia de Reis ganhou força no século XIX, sobretudo nas pequenas cidades de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás. Os grupos de Reis de Boi, presente em muitos folguedos, compõem um Auto em homenagem aos Santos Reis reunindo diversas tradições culturais e etnias. Os municípios de Conceição da Barra, Itaúnas e São Mateus, especificamente na Região Norte capixaba, são os mais presentes, mas podem ser encontrados em diversas localidades pelo Estado.


Programação:

06/01 – sábado;

14h – Chegada dos Grupos de Reis e Apresentação dos grupos convidados;

19h – Procissão acompanhada pelos grupos de Reis e Comunidade;

19h30 – Missa e celebração da Comunidade Padre Ezequiel;

20h30 – Apresentação dos Grupos de Reis de Bois;

23h- apresentação musical de Didiu e Cia;



07/01 - domingo;

08h- torneios de futebol, sorteio de prêmios e apresentação de Capoeira.


Tags:



Publicidade