Barra de São Francisco

Benefício dos usuários: duas vans com recurso próprio - Saúde Municipal

Saúde Municipal Benefício dos usuários: duas vans com recurso próprio

A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu dois veículos Van com 17 lugares cada, por meio de recurso próprio, para benefício dos usuários da saúde municipal. Com a aquisição desses dois novos veículos, que já se encontram no município, o francisquense que necessitar se deslocar para outros municípios poderá viajar com mais segurança e conforto.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Ronan César Godoy da Costa, fornecer qualidade e segurança aos pacientes que precisam se deslocar para outras cidades é uma das prioridades da pasta.

"Essas duas Vans são de grande importância para a saúde municipal. Elas chegam em boa hora e passam a atender os nossos pacientes que precisam se deslocar aqui de Barra de São Francisco. Há de se reconhecer que essa conquista é fruto do comprometimento do prefeito Alencar Marim com a população", declarou o secretário.

O prefeito Alencar Marim demonstrou bastante satisfação com mais essa conquista, que tem o exclusivo objetivo de atender a população.

"Este foi mais um importante investimento realizado neste ano (2017) na saúde municipal, que merece sempre muita atenção, afinal, saúde é coisa séria. Fico muito feliz com mais essa conquista para a pasta.

AMBULÂNCIA

Além das duas Vans adquiridas com recurso próprio, a Secretária Municipal de Saúde recebe também, já no início de 2018, uma ambulância, por meio de recurso captado junto ao Ministério da Saúde.

AÇÕES REALIZADAS PELA SECRETARIA M. DE SAÚDE EM 2017

Descentralização dos Serviços de Saúde – possibilitou ao munícipe receber atendimento próximo de casa, ou seja, no próprio bairro. Serviços que antes eram ofertados apenas pela Unidade de Saúde do Centro (Pavilhão) passaram a ser ofertados nas 13 Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo município.

Treinamento das Equipes de Saúde – Foi realizado capacitação em seis oficinas de planificação à saúde, sendo inseridos todos os profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS). 100% da equipe foi preparada para protocolos clínicos de atendimento.

Exames e Consultas por meio de Consórcio – Um investimento de R$ 1.352.990,08 para a realização de exames, até mesmo com especialistas.

Ampliação de Consultas Especializadas – Alavancou o número de consultas e exames realizados, sendo estes de média e alta complexidade. Toda demanda reprimida de cirurgias de cataratas realizadas. Ampliação de 50 consultas mensais com o profissional de psiquiatria para 140 mês. Cerca de 120 consultas realizadas por mês com Otorrino/Alergista e 80 realizadas com Reumatologista.

Incentivo ao Controle Social – Reuniões foram realizadas com as comunidades que possuem Unidade Básica de Saúde (UBS), para a elaboração do Plano Plurianual e Plano Anual de 2018. Nessas mesmas reuniões foi levantado a necessidade de algumas melhorias na infraestrutura da unidade.

Além dessas ações, a Secretaria Municipal de Saúde também regularizou a documentação dos veículos que atendem a pasta e realizou a manutenção necessária. Um novo veículo também foi adquirido no findar do primeiro semestre/2017.

Recursos, já publicados por meio de portarias, também foram captados junto ao Ministério da Saúde.

A Farmácia Básica de Saúde foi toda informatizada, o que possibilitou maior controle na entrada e saída de equipamentos, evitando, inclusive, o desperdício e a falta de medicamentos para quem precisa.

E as melhorias não param por aí. Em 2018 tem muito mais.


Tags:



Publicidade