Serra

Revitalizada passarela da Praça Encontro das Águas - Turismo

Turismo Revitalizada passarela da Praça Encontro das Águas

Às vésperas de completar 15 anos, a passarela sobre o rio Jacaraípe, foi liberada para pedestres na sexta-feira, 29 de dezembro, após dois meses de obras para recuperação e revitalização da estrutura que faz parte de um dos mais importantes cartões postais da cidade.
A entrega das obras de reforma da passarela foi anunciada pelo prefeito Audifax Barcelos, ao detalhar uma série de novidades para o balneário e, na sexta pela manhã, a passarela, que foi projetada em 2000 e inaugurada em 2003, será reaberta ao público, voltando a cumprir seu papel turístico e de ligação das duas partes da praça sobre o rio Jacaraípe, no encontro com o mar.

De acordo com a Secretaria de Obras (Seob), a reforma da ponte foi feita exclusivamente com recursos próprios, no total de R$ 250.431,03, e começou em 17 de novembro, quando foi assinada a Ordem de Serviço.

O trabalho consistiu na recuperação da pintura de toda a estrutura; reforma dos tirantes (cabos), que receberam um tratamento anticorrosão, recuperação do piso da plataforma, substituição do guarda-corpo e recuperação do piso intertravado das áreas de acesso.

A Seob explicou que a estrutura, de 61,7 metros, estava corroída e, por isso, foi fechada para o público e para receber as obras devido a seu papel paisagístico, turístico e histórico na região de Jacaraípe.

A reforma da passarela vem junto com um programa de revitalização da orla, que incluiu a instalação de novas luminárias, postes e refletores sobre a areia da praia de Jacaraípe. Para o primeiro trimestre do ano que vem, está prevista a entrega das obras de dragagem do rio Jacaraípe.

A obra de dragagem está sendo feita em uma região de influência de mais de 50 mil pessoas e, quando estiver pronta, vai contar com 2 quilômetros de ciclovia e pista de caminhada margeando o rio, o que vai ajudar a evitar ocupações irregulares na região.

Além de reduzir os alagamentos, a dragagem tem o papel de melhorar a qualidade de vida dos moradores e revitalizar o rio, com os serviços que foram feitos no local.

Em alguns pontos, o rio Jacaraípe estava com apenas cinco metros de largura, além do problema do assoreamento. Hoje, com a obra, estes trechos ficaram com 30 metros de largura e o rio ganhou mais vazão.

Para isso, além do trabalho de alargamento e desassoreamento, foram feitas desapropriações e retirada de ocupações irregulares nas margens, além de limpeza de alguns pontos, onde foram encontrados móveis e madeira depositados no leito do rio. Também foram alargadas pontes – como a Ponte Velha – melhorando a mobilidade e trazendo um novo visual para as margens do rio, um curso de água de 29 quilômetros que nasce entre os córregos do Mestre Álvaro e é parte importante no visual da cidade.


Tags:



Publicidade