Vila Velha

Devoção e alegria na Barra do Jucu - São Benedito

São Benedito Devoção e alegria na Barra do Jucu

As mais de 2 mil pessoas que estiveram na Barra do Jucu nesse sábado (30) contemplam a beleza do congo durante a tradicional "Fincada do Mastro de São Benedito", que começou a partir das 16 horas. Sob o comando da banda Mestre Honório, fundada por Daniel dos Santos, uma multidão foi arrastada pela batida contagiante dos mais de 30 integrantes entre cantadores, tocadores e apresentadores.

Beatriz Santos Rego, filha do mestre que comanda a banda em parceria com as irmãs Jussara e Jaciara, era só alegria. "O sentimento é de muita gratidão, orgulho, dedicação, persistência e amor à família. É cultura na veia que jamais vai acabar, tenho certeza".

Para o mestre Vitalino, artesão da casaca - instrumento típico das rodas de congo, há quase 37 anos a manifestação cultural tem um significado especial em sua vida. "O congo me trouxe grandes ensinamentos. Se hoje eu consigo confeccionar esse instrumento ícone no nosso Estado é por causa da dedicação à essa arte".

De acordo com o subsecretário Municipal de Cultura Eliomar Mazoco, as bandas são centenárias. Nos últimos 40 anos o evento ganhou força em sua expressão mais característica que é a fincada do mastro. "Não colocamos cordas para isolar o povo do ritual. Aqui o povo protege o povo. É o devoto que vem ver e participar".

O ritual de Fincada do Mastro de São Benedito é tradicional na Barra do Jucu com mais de 100 anos de história. Fiéis de diferentes partes do Estado reúnem-se para pedir graças ao santo amarrando fitas no mastro durante a caminhada ao som de congo e cantigas. O congo é Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Vila Velha por meio da Lei 5.820, de 24/01/2017.


Festa no domingo

No domingo (31), será a vez da banda de congo Tambor de Jacarenema realizar a fincada do Mastro de São Benedito, com concentração na casa da Dona Dorinha, que fica na Rua Reginaldo Leão, Centro, Barra do Jucu, a partir das 16 horas.




Tags:



Publicidade