Vila Velha

Vem aí a tradicional ​Fincada do Mastro de São Benedito - Cultura

Cultura Vem aí a tradicional ​Fincada do Mastro de São Benedito

As tradicionais fincadas do mastro nas comemorações de São Benedito acontecem em todos os anos no final do mês de dezembro. Este ano não poderia ser diferente. Ao som dos tambores e das casacas das bandas de congo, estas tradições religiosas e folclóricas começaram antes do Natal na Barra do Jucu, com a Fincada da Banda de Congo Mestre Alcides. Neste sábado (30), às 16h, acontece a da banda Mestre Honório e as festividades no domingo (31), no mesmo horário, serão encerradas com a banda Tambor Jacarenema. Os eventos têm apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV), por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. 

No sábado (30), a banda de congo Mestre Honório fará a concentração na casa do mestre Daniel, na Rua Antonio Leão. "Fazemos a concentração em uma roda de congo, depois o cortejo segue até a Praia do Barrão e terminamos com a Fincada do Mastro na Igreja Nossa Senhora da Glória, na Praça Pedro Valadares", contou o membro da banda de Congo Mestre Honório, Walter José Pirola. Ele ainda relatou sua experiência ao participar do ritual tradicional da Barra do Jucu. "O sentimento é inexplicável ao tocar o tambor. Acredito na energia positiva. E a fé me ajuda a levar essa vida tão difícil", contou emocionado.

No domingo (31), é a vez da banda de congo Tambor de Jacarenema realizar a fincada do Mastro de São Benedito, com concentração na casa da Dona Dorinha, a partir de 16h. Como nos anos anteriores, a fincada do mastro será realizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição, depois de cortejo pelas ruas da Barra do Jucu. Para a diretora da Associação de Bandas de Congo de Vila Velha, Rosangela Caus, as festividades deste ano serão mais tranquilas e seguras com o apoio da PMVV. "Esse evento atrai cerca de cinco mil pessoas. Fiéis reúnem-se para pedir graças ao santo, amarrando fitas no mastro, durante a caminhada ao som de congo. Agradeço à PMVV por apoiar a festividade. Tenho certeza que tudo acontecerá com muita alegria e mais segurança", relatou.

O subsecretário de Cultura, Eliomar Carlos Mazoco, explica a importância das festas de fincada e retirada do mastro, que são formas de celebrar o santo a partir de manifestações como o congo. "A festa é muito importante para a comunidade e para a nossa cidade, tanto do ponto de vista da nossa identidade cultural quanto para o turismo. Muitas pessoas participam pela devoção a São Benedito e outras acreditam que o esforço físico paga uma promessa, como, por exemplo, carregar o mastro durante o cortejo ou tocar o tambor e a casaca. A fincada do mastro significa também um desejo de fecundidade da terra para que haja boa colheita e bons frutos, é como uma evocação da ligação terrena com o divino", finalizou.


Serviço

Dias 30 e 31 de dezembro
Fincadas do Mastro de São Benedito
Local: Barra do Jucu - Vila Velha


Confira a programação:

Banda de Congo Mestre Honório;
30 de dezembro – 16h – Fincada do Mastro;
Local: Rua Antonio Leão (rua principal da Barra do Jucu), em frente ao antigo bar Barroco;
28 de janeiro – 16h – Retirada do mastro.

Banda de Congo Tambor de Jacarenema;
31 de dezembro de 2017 – 16h – Fincada do Mastro de São Benedito;
Local: Rua Reginaldo Leão, no Centro da Barra do Jucu;
14 de janeiro – 16h – Retirada do mastro.




Tags:



Publicidade