Vitória

Aeroporto de Vitória não fica pronto este ano - Nova promessa

Nova promessa Aeroporto de Vitória não fica pronto este ano

O novo aeroporto de Vitória seria o presente de Natal dos capixabas: 25 de dezembro foi o dia marcado para terminar as obras, mas isso não aconteceu. Quem viajou de avião neste feriado, não encontrou novidades. A Infraero informou, por nota, que o novo atraso é culpa das últimas chuvas e que tudo fica pronto no fim de março de 2018.

A entrega da parte nova do aeroporto ainda em 2017 havia sido confirmada em maio deste ano pelo diretor comercial da Infraero.

Desde que a obra foi retomada, em 2015, a primeira data para terminar a obra era setembro deste ano, promessa que não foi cumprida. O motivo foi a construção de um novo acesso ao aeroporto, pela avenida Adalberto Simão Nader. A nova data passou a ser 25 de dezembro, mas o novo aeroporto não foi entregue.

"É uma bagunça, não é? Mais uma vez seguimos esperando, adiando o nosso aeroporto", disse o administrador de empresas José Luiz Zatoni.

Quando a obra ficar pronta, a Agência Nacional de Aviação Civil ainda precisa autorizar o início das operações. Segundo a Infraero, o novo aeroporto começa a funcionar até o final de março. Uma obra que se arrasta há 13 anos.

Novela
A primeira licitação foi em 2004 e a obra começou no ano seguinte. O presidente Lula veio ao Espírito Santo anunciar a construção do novo aeroporto, mas logo o Tribunal de Contas da União apontou falhas no contrato, superfaturamento, e as obras foram suspensas.

Em 2007, o presidente Lula prometeu a retomada dos serviços, mas a obra não "decolou". A expectativa por um novo aeroporto voltou em 2013, com o anúncio do ministro da aviação na época, Moreira Franco.

Em 2014, a presidente Dilma também falou sobre a obra e, inclusive que os custos iriam ficar mais altos: R$ 559 milhões, ou seja, R$ 222 milhões a mais do que o previsto em 2005.

A obra recomeçou em 2015, com a assinatura da ordem de serviço pelo ministro Eliseu Padilha, e a promessa era para que tudo fosse finalizado em setembro de 2017. No último mês de maio, 70% das obras estavam prontas.

O governo federal também desistiu de privatizar o aeroporto ao fim da obra, como chegou a anunciar em agosto, e os capixabas ficaram sem o prometido presente de Natal. "A nossa estrutura é muito precária, pequena, muito diferente do Brasil todo", reclamou o bombeiro militar Ademar da Silva Filho.


Tags:



Guia Capixabão


Imagine divulgar seu negócio para 45 mil pessoas todos os meses, ser encontrado pelos seus clientes e aumentar suas vendas, mesmo que você não entenda nada sobre sites?