Espírito Santo

Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi retoma projeto - “Arca de Noé”

“Arca de Noé” Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi retoma projeto

Mantida pela família do biólogo Augusto Ruschi, a Estação promove contato com a natureza e resgata os valores da preservação do meio ambiente e da ecologia.
Trilhas na floresta, praias tranquilas e centenas de beija-flores fazem parte do cenário da Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR), em Santa Cruz, no município de Aracruz, litoral norte do Espírito Santo. Em novembro, a EBMAR reabriu as portas para receber alunos e interessados em educação ambiental. O destaque é para o Projeto Arca de Noé, com aulas práticas de ecologia. O projeto é pioneiro no país e promove o contato dos alunos com a natureza, que parece distante na sala de aula.
Diante da riqueza do ecossistema de Santa Cruz e dos trabalhos desenvolvidos na EBMAR, André Ruschi, filho de Augusto Ruschi, criou em 1989 o projeto de educação ambiental Arca de Noé. Hoje, é uma das poucas áreas particulares do estado que promove a educação ambiental.
O projeto atende alunos de todas as idades da rede pública e privada, além de turistas que queiram levar a família e amigos para um paraíso perto de casa, onde podem ter contato com uma área de natureza recuperada por meio de gerações da família Ruschi e hoje mantida para o benefício de todos.
A equipe da EBMAR divulga e mantém a obra e acervo das pesquisas de Augusto Ruschi, além de despertar a consciência ambiental com debates sobre diversos temas ligados à ecologia e ao meio ambiente.

Atrativos


A EBMAR tem 50 anos de funcionamento, nos quais foram realizados diversos trabalhos de campo, pesquisas, aulas e a recuperação da maior parte dos 290 mil metros quadrados de Mata Atlântica.
Ao caminhar pelas trilhas na mata, o visitante desperta todos os cinco sentidos sensoriais: sentir as diferentes texturas das folhagens, ver as cores vibrantes das flores e dos beija-flores, ouvir o som dos pássaros e do vento nas árvores, saborear pitangas silvestres e acerolas e sentir o ar puro e o cheiro de terra molhada.
A EBMAR também tem m museu com animais coletados na região de Santa Cruz e Santa Teresa, uma fonte riquíssima de conhecimento sobre a fauna local.
Desde sua fundação, mais de 500.000 alunos de 1000 escolas e 20 universidades, já tiveram o privilégio de vivenciar o Projeto Arca de Noé que já escolhido pelo canal Futura como um dos 10 projetos mais importantes em realização no país.

História

Trabalhar a relação do homem com o meio ambiente fez parte do projeto de vida de um dos capixabas mais importantes no cenário nacional e internacional, o ambientalista Augusto Ruschi (1915-1986), patrono da Ecologia no Brasil (Foto).
Ruschi trabalhou e lutou incansavelmente para que se tomassem as medidas de contenção da poluição e da destruição do meio ambiente, numa época quando não se tinha consciência ou informação dos danos que poderiam ser causados.
Nesse contexto, Ruschi foi fundamental na criação de duas instituições científicas de grande importância: o Museu de Biologia Professor Mello Leitão - em Santa Teresa, e a Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi, em Aracruz.
Antes de sua fundação, a EBMAR era uma área de característica agrícola, com cultivos e pasto para bovinos. Hoje, após um longo processo e com a dedicação de seus colaboradores, a EBMAR possui mais de 80% de sua área com floresta em estágio avançado de recuperação.

Retomada

Com o falecimento de André Ruschi, o Projeto Arca de Noé ficou suspenso por um ano e meio. Recentemente teve sua atividade retomada por seu filho, Gabriel Ruschi, e a bióloga Priscilla Nobres.
A EBMAR é uma instituição particular que não conta com o apoio de instituições públicas ou privadas e se mantém através do trabalho juntos às escolas e do apoio de voluntários. Pode ser visitada todos os dias das 07h às 16h, sendo necessário agendamento pelo e-mail [email protected] para programação de aulas de campo do projeto Arca de Noé ou para se hospedar.

Publicidade




Tags:



Publicidade