Anchieta

Moradores revitalizam praça e fazem a diferença - Exemplo

Exemplo Moradores revitalizam praça e fazem a diferença

Eles transformaram uma praça sem vida em um local mais atrativo. Voluntariamente eles cultivam as flores, recuperaram os bancos e a iluminação do local.


Um grupo de moradores do bairro Alvorada, em Anchieta, resolveu arregaçar as mangas e transformar um espaço comum em um local mais atrativo. Eles revitalizaram a praça Nair Nogueira Marvila, que fica na avenida Rauta, em frente ao estádio da cidade. Os jardins receberam os cuidados necessários para florir, dando mais vida e oferecendo um local de lazer para a comunidade e visitantes.

A ideia surgiu com servidor Eduardo Soares. Ele começou a cuidar dos jardins, plantar e irrigar as flores. Outros moradores foram observando os resultados e apostaram na ideia do rapaz. Hoje, cerca de 15 moradores do bairro ajudam a conservar a praça. Além de flores e plantas ornamentais, o grupo de voluntários conseguiu para o espaço, por meio de parcerias, a pintura do muro, o conserto dos bancos e da iluminação. "Não podemos esperar tudo do poder público, temos que contribuir para deixar o bairro onde moramos mais atrativo", disse Eduardo, que solicita apoio dos demais moradores para ajudar a conservar o local.

A dona de um restaurante local, Maria Cândida, conhecida como Candinha, além de colaborar com o plantio das flores e outros serviços se tornou uma espécie de vigia. "Fico sempre observando, se alguém arrancar uma flor ou destruir algo, chamo a atenção imediatamente. Daqui do restaurante fico observando tudo", conta. De acordo com Candinha, o principal objetivo do grupo é deixar as ruas da cidade ainda mais bonitas. "Tomara que outras pessoas, em outros bairros, também façam o mesmo".

E os jardins da praça recebem cuidados todos os dias. Conforme o idealizador, alguns ajudam pelo dia, outros que trabalham fora, ajudam a noite.

"Sempre tem gente cuidando do local e a praça se tornou em um espaço mais sociável. As mães trazem os filhos para passear, algumas pessoas aproveitam o fim de tarde para um bate papo e a praça está mais bonita, humanizada e atrativa", conta satisfeito.

No jardim, que tem cerca de 100 metros, foram plantadas várias tipos de flores e plantas ornamentais, como folhagens, onze horas, vincas, cravos e lírios. Segundo Soares, as flores foram doadas pelo Viveiro Municipal. O grupo de colaca a disposição de ajudar outras pessoas, que tem objetivo de fazer o mesmo em praças da cidade. "Se precisar, vamos lá ajudar e contribuir com nossa cidade", se prontifica dona Candinha.

Os voluntários ainda planejam outras ações e intervenções para deixar a praça mais segura e receptível, como a instalação de faixa de pedestres e pintura do meio-fio, já solicitados à prefeitura.











Tags:



Publicidade