Aracruz

Programa Nossa Bolsa abre inscrições - Saiba mais

Saiba mais Programa Nossa Bolsa abre inscrições

Começa nesta terça-feira (19), a partir das 18 horas, no site (www.nossabolsa.es.gov.br), as inscrições para o novo Programa Nossa Bolsa, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

O edital foi anunciado na manhã desta terça, durante a formatura de aproximadamente 800 concluintes de cursos em diversas áreas do Programa. O documento será disponibilizado até o fim do dia no site do Nossa Bolsa.

Na ocasião, a bacharel em direito Thamiris Berlando Juffo, e também participante do programa, realizou um discurso em nome de todos os formandos, e frisou a importância do Nossa Bolsa para a sociedade.

Durante discurso, o vice-governador César Colnago destacou a emoção de ver o sonho de tantos capixabas sendo realizado. "O interessante do Nossa Bolsa é que ele funciona como uma espécie de faculdade estadual sem termos construído um muro sequer, mostrando que essa parceria entre poder público, setor privado e familiares já deu certo. Fechamos o ano cumprindo com todas as nossas obrigações. Temos a expectativa de que 2018 será um ano ainda melhor do que 2017".

O Programa de 2018 vai contar com novidades: os alunos poderão concorrer a bolsas de Ensino Superior a Distância, de Iniciação Científica e de Mestrado. "Segundo uma pesquisa da Instituição de Ensino Superior Brasileira (Insper), quem conclui Mestrado no Brasil possui média salarial quatro vezes maior do que quem possui apenas os Ensinos Médio e Superior. O nosso objetivo com o novo programa, é oferecer mais oportunidade de conhecimento para que as pessoas possam evoluir socialmente por meio da educação", salientou o secretário de Estado da Secti, Vandinho Leite.

Além de ser um dos programas prioritários do Governo do Estado, o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, destacou que o Nossa Bolsa impulsiona a formação de recursos humanos para um segmento prioritário da população. "Esta evolução permite que os alunos passem a ter uma formação integral, unificando ensino, pesquisa e extensão", acrescentou Buffon.

O programa

O Nossa Bolsa foi lançado em 2006, inicialmente apenas com bolsas de graduação, instituído pela Lei nº 8.263, e alterado pela Lei nº 8.642. A nova Lei tem o objetivo de ampliar seu alcance e incorporar bolsas de pesquisa e extensão, o que irá transformá-lo em um novo conceito de política pública integrada para o desenvolvimento do Ensino Superior Capixaba.

Até o momento, o programa Nossa Bolsa já formou mais de 6 mil capixabas e, aproximadamente, 3 mil ainda estão cursando a graduação pelo programa. Neste ano, a previsão é de que o Nossa Bolsa forme mais de 800 alunos que irão completar a 9ª turma de alunos de graduação.

O programa tem parceria com 40 instituições de ensino superior e oferece 56 cursos de diferentes áreas: Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias e Tecnologias. Ao todo, 72 municípios capixabas estão contemplados com o Nossa Bolsa.

Para mais informações acesse: (www.es.gov.br).




Tags:



Publicidade