Itapemirim

Governo do Estado autoriza capacitação de guardas municipais - Formação dos agentes

Formação dos agentes Governo do Estado autoriza capacitação de guardas municipais

Sessenta e oito guardas municipais de Cachoeiro de Itapemirim receberão capacitação, com treinamento específico, para atuarem armados. O convênio entre o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Polícia Civil – e a Prefeitura Municipal, foi assinado nesta terça-feira (19).

A parceria foi selada no gabinete do governador Paulo Hartung, e contou com a presença do secretário da Sesp, André Garcia; do chefe de Polícia Civil, Guilherme Daré; do prefeito de Cachoeiro, Vitor Coelho, e do deputado estadual Rodrigo Coelho. Também acompanharam a cerimônia os subsecretários da Sesp: de Assuntos Estratégicos, coronel Gustavo Debortoli; de Integração Institucional, Gracimeri Gaviorno, e de Assuntos Administrativos, Vinicius Xavier. Superintendentes de polícia especializada; delegados; vereadores e demais autoridades também testemunharam a ação.

Durante a reunião de trabalho, o governador Paulo Hartung destacou a importância de integrar as diversas instituições que atuam direta e indiretamente em temas relacionados à segurança pública. O governador disse ainda que apoia a criação e atuação das Guardas Municiais.

"Estou muito feliz por assinarmos essa parceria envolvendo a área da segurança, particularmente, a Polícia Civil no campo da formação. Sou entusiasta das Guardas Municipais. Precisamos romper, no limite do possível, essa disputa entre as instituições policiais por uma atuação conjunta. Podemos trocar essa competição por um nível de coordenação e cooperação entre as instituições da área da segurança pública. Hoje, por exemplo, estamos evoluindo com uma instituição policial treinando uma Guarda Municipal. Precisamos implementar a cultura de complementariedade", destacou.

O secretário André Garcia destacou a importância da formação dos agentes, que são importantes para a segurança pública municipal e instrumento de prevenção à criminalidade. "O governador autorizou o processo de recuperação da Delegacia da Mulher de Cachoeiro. Estamos fazendo uma relação de parceria com o município, que não vai parar por aí", confirmou.

O prefeito Vitor Coelho agradeceu a celebração do convênio. Instrumento que encerra uma longa espera dos cachoeirenses. "Terminamos uma espera longa. Essa capacitação trará benefício para a população de Cachoeiro, reforça a parceria dos agentes com as polícias e supera desconfiança de que não sairia do papel", completou.

A capacitação vai acontecer nos próximos quatro meses. Serão investidos R$ 189 mil. A capacitação para manuseio de arma leve, será oferecida pela Academia de Polícia Civil, sob coordenação do superintendente Joel Lyrio.


Tags:



Publicidade