Serra

Unidade de Saúde reformada em Jardim Tropical - Saúde

Saúde Unidade de Saúde reformada em Jardim Tropical

Servidores públicos e moradores de Jardim Tropical se reuniram na unidade de saúde, neste sábado (16), para comemorar a reforma do posto. Por meio de uma ação voluntária, eles fizeram um mutirão para pintar todo o local.

 
O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, esteve presente no evento e agradeceu a participação de todos, inclusive dos servidores da unidade, que trabalham aos sábados. O projeto não onera o município, pois se baseia no remanejamento de equipes e compensação de horas.

"Queria agradecer esta equipe por manter os serviços aos sábados, pois este é um projeto muito importante para o município. Agradeço também à comunidade, que se empenhou nesta reforma. Lembrando que no ano que vem vamos entregar uma nova UPA para Serra, em Castelândia, e temos ainda como entrega para o município o Hospital Materno Infantil", comentou.

Além da pintura, que contou com a ação do voluntariado, inclusive em finais de semana e feriados, a unidade de Jardim Tropical ganhou azulejos, grades pintadas, revestimento de cerâmica nas paredes e manutenção do telhado.

 

O pontapé inicial da reforma foi dos moradores, que contribuíram com doações de uma fábrica de tinta localizada no município. A pintura da unidade começou no dia 15 de novembro.

"Vamos continuar seguindo com o trabalho pautado no serviço para à população. Acredito muito nessa união entre poder público e comunidade, pois assim vamos conseguir transformações", afirmou o secretário de Saúde, Benício Farley Santos.

Mais do uma reforma, a ação serviu para estreitar os laços entre servidores e moradores. Já é tradição da unidade realizar atividades que envolvam a comunidade como foi no caso do Jardim Suspenso de Flores e da Festa Junina Comunitária.

"Minha equipe não mediu esforços, trabalhamos aos sábados, domingos e feriados, uma parceria firmada com a comunidade com apoio de uma empresa daqui da Serra, e ainda com a gestão atual nos apoiando na reforma com azulejos. Um trabalho de equipe", disse a gerente da unidade de Jardim Tropical, Juny Magna Donato.

O evento contou também com a presença da subsecretária de Gestão da Saúde, Janine Pereira Jacinto e do secretário de Serviços, Guto Lorenzoni.

Sábados

Em função do Natal e Ano Novo, este será o último final de semana de 2017, em que as unidades funcionarão aos sábados visando atender aqueles cidadãos que, por vezes, não conseguem buscar o serviço durante os dias úteis.

Além de Jardim Tropical, também funcionarão as seguintes unidades: P.R. Laranjeiras, José de Anchieta, Boa Vista, Carapina Grande, Taquara I, Feu Rosa e Jardim Carapina. A previsão é de que o projeto seja retomado na primeira semana de janeiro.

Desde o dia 05 de agosto deste ano, 39 unidades de saúde da Serra passaram a abrir aos sábados de forma alternada. Desde então, a ação foi realizada 13 vezes, e oferecidos à população 3.830 procedimentos entre consultas, testes rápidos e preventivos.




Entre os procedimentos realizados estão:

774 entregas de medicamento;

355 aferições de pressão;

522 consultas médicas com clínico geral;

185 preventivos;

179 testes rápidos.

Foram feitas, ainda, várias palestras e ações abordando temas como Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho.

O projeto da Secretaria de Saúde da Serra visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. A proposta atende ao pedido dos moradores que, muitas vezes, não têm disponibilidade de buscar atendimento durante a semana.

O município da Serra tem ainda como grandes projetos na área da saúde a conclusão do Hospital Materno Infantil, a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Portal de Jacaraípe e a informatização do sistema de saúde.







Unidade de Saúde Jardim Tropical


Tags:



Publicidade