Linhares

Hemoes está com estoque muito abaixo do necessário - Doe sangue

Doe sangue Hemoes está com estoque muito abaixo do necessário

O Hemoes está precisando de ajuda para abastecer o estoque de sangue. O apelo vale para todos, mas principalmente para quem tem sangue com fator RH negativo. Esses são mais raros de se encontrar na população, mas, ao mesmo tempo, são mais fáceis de serem usados, pois podem ser transfundidos em pessoas tanto RH negativo quanto RH positivo.

O número de doadores que tem comparecido às unidades do hemocentro estadual em Vitória, Serra, Linhares, Colatina e São Mateus está muito abaixo do necessário. Em Vitória, por exemplo, o ideal é receber 100 doadores por dia, mas nos últimos dias somente 34 pessoas, em média, têm buscado o serviço. Em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, de 25 doadores por dia – o que seria o ideal – apenas quatro têm comparecido.

A diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt Costa, afirma que no último mês do ano o número de doadores costuma mesmo reduzir. Este ano, no entanto, o Hemoes já vinha registrando queda nas doações antes do mês de dezembro começar. Na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, de 20 a 25 de novembro, o Hemoes de Vitória recebeu uma média de 65 doadores por dia, um número abaixo do ideal e ainda menor se considerarmos que se tratava de uma semana comemorativa.

"Fim de ano é uma época em que as pessoas estão atarefadas com as compras de Natal, as confraternizações e os preparativos para o Ano Novo. Além disso, é período em que muitas famílias viajam para aproveitar as férias dos filhos. Sabemos que é um período apertado mesmo, mas quem precisa da doação de sangue não pode esperar", comentou a diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt Costa.

A coordenadora do Hemoes em São Mateus, Vana Gomes de Araújo Amorim, afirma que o estoque de sangue está baixo e diz que a unidade precisa principalmente de sangue com fator RH negativo. Segundo Vana, a unidade também precisa melhorar o estoque de plaquetas para o feriado, por isso, pede que doadores de qualquer tipo sanguíneo compareçam ao serviço na quinta e na sexta-feira logo nos primeiros horários, das 7h às 9h.

"Nossa unidade vai funcionar normalmente durante toda a semana e precisamos que as pessoas venham fazer sua doação de sangue. Plaqueta é um hemocomponente que tem validade curta, de cinco dias apenas. Por isso, se precisamos de estoque para o feriado, temos que fazer a coleta na quinta e na sexta-feira logo cedo para dar tempo de fazermos todos os exames no sangue coletado", explicou a coordenadora.

Quem pode doar


Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Onde doar


As pessoas que quiserem doar sangue podem ir à unidade mais próxima do Hemoes. Para aumentar a captação de sangue, o hemocentro estadual também está usando sua unidade móvel. O veículo é um ônibus adaptado, com consultórios para triagem clínica, cadeiras para coleta de sangue e sala para fornecimento de lanches aos doadores depois da coleta.

Neste mês, o ônibus já esteve em Baixo Guandu, Cariacica e Vitória. E no dia 29 de dezembro estará no Shopping Moxuara, em Cariacica – BR 262, km 05, nº 6.555, Campo Grande –, das 10 às 15 horas, com distribuição de 100 senhas.

Onde tem Hemoes:

Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, com cadastro de doadores até 18h.

Unidade de Coleta a Distância da Serra


Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h.

Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30.

Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2800 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30.

Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7954 - Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h.


Tags:



Publicidade