Aracruz

Mais de 400 alunos se formam no PROERD - Educação

Educação Mais de 400 alunos se formam no PROERD

No Proerd os policiais são treinados, preparados e utilizam uma metodologia específica e especialmente voltada às crianças e adolesces, justamente com o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida


Uma grande cerimônia de formatura do PROERD aconteceu na noite dessa quinta-feira (14/12) no ginásio da Primeira Igreja Batista de Aracruz (PIBARA). Estiveram presentes as autoridades: Major Fábio, representando o comandante do 5º BPM; o presidente da Câmara Alcântaro Filho; o Juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Felipe Leitão Gomes, além das diretoras das escolas envolvidas, Débora Gomes da EMEF Luiza Silvina; Regina Célia da EMEF Placidino Passos; Vânia Fracalossi da EMEF Zilca Nunes; Solange Siqueira da CMEB Honório Nunes de Jesus; Marta dos Santos da EMEF José Marcos Rampineli; Nivia Renata da EMEF Samoel Costa; Marilia Rocha da EMPI Irajá e Marilza Aparecida da EMEF Novo irajá, além do instrutor do PROERD em Aracruz, Soldado Gabriel Rangel.

Já no início da cerimônia o soldado Rangel fez uma bela apresentação musical no violão e voz para receber seus alunos. Na sequência as autoridades falaram aos alunos e seus pais sobre benefícios que envolve esse programa com as escolas municipais, envolvendo ainda as famílias e as comunidades.

Representando todas as escolas do município e demais profissionais envolvidos na educação dos alunos da rede municipal, a diretora Regina Célia da EMEF Placidino Passos falou do apoio que as escolas dão ao programa. "Nós sempre apoiamos muito o Proerd, e qualquer programa, pessoa ou entidade que se disponha fazer parceria com a escola, a fim de transformá-la não só em um espaço educativo, mas em espaço social e de formação de cidadão, nós estaremos abertos. Estamos precisando de ajuda e de apoio dessas parceiras importantíssimas, principalmente no combate a essa questão das drogas que já se tornou uma epidemia no meio das nossas crianças", ressalta.

O instrutor do PROERD em Aracruz, Soldado Gabriel Rangel foi bem sucinto em sua fala ao dizer que está muito feliz por finalizar mais uma etapa, o segundo ciclo do programa no ano, mas também foi incisivo em mostrar a triste realidade de quem se envolve com as drogas. "Me sinto honrado em poder participar dessa conguista em formar mais de 450 alunos nesse ano. Essas crianças estão plantando uma semente muito boa no coração delas. Hoje vocês alunos farão um juramento aqui de que sempre ficarão longe desse mal que é a droga. A expectativa de vida de quem se envolve com isso é de apenas 17, 18 anos, e existem pesquisas que provam isso. Por isso a gente faz questão de falar e alertar vocês pais, que nós estamos aqui para nos aproximarmos e oferecer mais apoio a esta questão", explica.


Policiais treinados

No Proerd os policiais são treinados, preparados e utilizam uma metodologia específica e especialmente voltada às crianças e adolesces, justamente com o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da grande importância que é ficar afastado dessas substâncias nocivas à saúde.

O programa oferece estratégias para reforçar os fatores de proteção à escola, família e à comunidade. São oferecidas aulas ministradas com base no livro do estudante "Caindo na Real", que apresenta lições e conhecimentos básicos sobre os malefícios e a violência que esta inserida nessa questão. Dessa forma, os alunos são orientados a tomar decisões firmes para priorizar sua vida e de sua família.


Tags:



Publicidade