Linhares

Alunos aprendem a poupar com projeto de educação financeira - Planejando Sonhos

Planejando Sonhos Alunos aprendem a poupar com projeto de educação financeira

Através do projeto "Planejando Sonhos" das professoras Gilmara Conti Magescky, Maria Aparecida Pereira dos Santos Rizo, Maria Eliete Pompermaier, Sandra Denadai Garcia Duarte, Valdirene de Barros e Adriana Barbosa dos Santos, alunos atendidos pelo Centro Educacional Infantil Municipal - CEIM Chapeuzinho Vermelho, localizado no bairro Interlagos, aprenderam sobre educação financeira e promoveram a própria festa de fim de ano. O evento encerrou a participação das crianças na Educação Infantil e aconteceu no auditório da EEEM Emir de Macedo Gomes, onde foram entregues os diplomas às crianças.

Segundo a diretora Jonizete Aparecida de Paulo, o trabalho realizado foi de grande importância para o aprendizado dos alunos, que durante todo projeto poupara, realizando pequenos sonhos e chegando ao objetivo principal, que era a festa de fim de ano. "Esse projeto é de grande importância para os tempos em que vivemos com tanta oferta e tantos atrativos de comércio. É fundamental que as crianças também entendam, desde cedo, como lidar bem com o dinheiro e nós somos parte desta educação, tanto quanto a família", afirma.

De acordo com a diretora a iniciativa tinha a seguinte proposta: "O objetivo final do projeto é o sonho de custo mais alto, que foi a realização da festa de despedida de final de ano da turma e para alcançar as metas estabelecidas, as crianças foram estimuladas a poupar; consumir conscientemente; planejar; compreender o significado do uso consciente e como investir o dinheiro na realização do sonho e refletir sobre o que o dinheiro pode comprar ou não", explicou Jonizete.

Durante o ano letivo e a realização da proposta, as crianças utilizaram dinheiro fictício, participam de feirinhas de brinquedos usados, visitaram mercadinhos próximos a escola pesquisando preços e também visitaram o banco Sicoob, onde receberam orientações sobre o funcionamento da instituição e gestão financeira. E no decorrer das atividades, dentre os sonhos de custo menor, os alunos realizaram um momento de lazer numa pizzaria da cidade, bancando os próprios custos, tanto na alimentação como em atividades de lazer e brincadeiras. "Através da educação financeira foi possível mostrar a importância de priorizar sonhos", concluiu a diretora.


Tags:



Publicidade