Vila Velha

Prefeitura e Governo discutem Macrodrenagem - Chuva

Chuva Prefeitura e Governo discutem Macrodrenagem

O vice-governador César Colnago se reuniu, na manhã desta quarta-feira (13), com o prefeito de Vila Velha, Max Filho, representantes da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Caixa Econômica Federal para tratar do andamento das obras de macrodrenagem no município de Vila Velha.

"Estamos fazendo um esforço coletivo entre as áreas envolvidas para que projetos tenham mais agilidade. Temos recurso garantido por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal para a execução das obras. Como alguns projetos necessitam de licenças e outras providências que demandam prazos, reunimos as equipes para alinhar as frentes de trabalho", explicou o vice-governador, que coordenou a reunião.

O Projeto de Macrodrenagem Metropolitana do Governo do Estado prevê investimento na ordem da R$ 500 milhões, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Dentre as obras previstas está a construção de pontes e galerias, alargamento dos canais e a construção da Estação de Bombeamento do Canal Bigossi, cujo decreto de desapropriação da área foi publicado, na última semana, pelo Governo do Estado. O objetivo das diversas intervenções é reduzir as inundações e melhorar a circulação pública em áreas alagáveis de Vila Velha, Cariacica e Viana no período das chuvas.

Além do avanço na construção da nova Estação, também foram lançados os editais dos serviços de recuperação do Dique Jucu-Guaranhuns e da obra de finalização dos acessos da Ponte sobre o Canal Marinho em Nova América. Além disso, foi dada ordem de reinício no contrato de elaboração do projeto executivo de Macrodrenagem do Canal da Costa e do Rio Aribiri, ambos situados em Vila Velha.

Com a conclusão das obras, estima-se uma redução em 50% na extensão das áreas que sofrem alagamentos. As obras já realizadas pelo município de Vila Velha, como a estação de bombeamento em Guaranhuns, são complementares ao projeto do Governo do Estado.


Tags:



Publicidade