Serra

Escola é premiada por criar painel solar - Ecologia

Ecologia Escola é premiada por criar painel solar

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Cleusa Carolina Rody Coelho, em Cidade Continental, se destacou com o projeto O Sol nasce pra tod@s: energia solar acessível e sustentável. A escola fez a diferença e foi premiada pela empresa ArcelorMittal neste mês de novembro por ser inovadora.
A iniciativa teve início em maio, com os alunos do 6º ano, e foi dividida em cinco partes:

1) Abordagem dos conteúdos associados;

2) Trabalhos em grupo com temas relacionados à energia e ciência - Exemplificando o que foi aprendido;

3) Construção do painel solar de garrafa pet e caixas de leite;

4) Oficinas de montagem e funcionamento do painel solar;

5) Mostra para apresentação dos trabalhos e resultados.

Para os alunos colocarem em prática tudo o que debatiam na teoria em sala de aula foi dada a largada para a construção de um painel solar. Para isso, alunos, professores e funcionários da escola se mobilizaram para arrecadar os materiais recicláveis necessários.

Após esse período, a escola ofereceu oficinas para montagem e aula expositiva sobre o funcionamento do painel solar. Durante a montagem, foram relembrados os conteúdos estudados nas aulas de Ciências, como princípio dos vasos comunicantes (visualizado na prática com o painel); propriedade da água – pressão; diferença de densidade e formação de correntes, refração da luz; absorção de energia (calor) e outros.

De acordo com a diretora da escola, Rosilene Araújo, todo o esforço valeu a pena. "Dá trabalho, mas o retorno é grande. O trabalho é recompensador, pois conseguimos ver a participação do aluno, a diminuição da desobediência, apatia e indisciplina", contou.

Ao todo, 92 alunos confeccionaram o painel, junto com a professora responsável pelo projeto, Natália Sant’Anna. "Apesar do envolvimento na confecção ser apenas das turmas do 6º ano, cerca de 480 alunos – todos do período matutino – participaram de palestras sobre o assunto", contou a diretora.

Rosilene salientou que a escola adotou a política de trabalhar com projetos, para proporcionar aos alunos outras formas de aprendizado sem ser a tradicional, da sala de aula.


Prêmio

O projeto ganhador do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2017, na categoria Cientista Jovem I e II, recebeu R$ 4 mil para ser distribuído entre os professores envolvidos com a atividade, além de um passeio para todos os alunos participantes do projeto para a Estância Vale do Moxuara.



Painel solar criado por alunos e professores.


Tags:



Publicidade